Lacen realiza visitas técnicas para fortalecer ações da vigilância em saúde

As visitas são importantes para levar orientação aos gestores municipais

Técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), vinculado à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizaram visitas técnicas aos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Estância, Moita Bonita, Amparo de São Francisco e Campo do Brito. A ação teve como objetivo fortalecer as ações de saúde e o monitoramento da rede laboratorial.  

Além disso, as visitas também buscaram prestar orientações aos gestores municipais e observar as condições e funcionamento dos locais onde são realizados exames, bem como reforçar o papel das capacitações para os profissionais que trabalham com os programas destinados ao monitoramento das doenças de notificação compulsória. 

Durante as visitas às secretarias municipais de saúde, coordenações de vigilância epidemiológica e sanitária, são discutidos fluxos de serviços que buscam a estruturação de toda sub-rede laboratorial no estado.

“Nós mantemos esse diálogo com os gestores para prestar orientações sobre coleta, cadastro, armazenamento e envio de amostras para diagnóstico e controle de qualidade realizado no Lacen”, explica Karine Dantas, gerente interina do Núcleo da Redelab do Lacen.

O superintendente do Lacen, Cliomar Alves dos Santos, destacou que os alinhamentos de fluxos buscam garantir a qualidade final do diagnóstico laboratorial. “A fase pré-analítica desse trabalho é fundamental para colaborar com a tomada de decisões que subsidiam as ações de vigilância epidemiológica para o controle das doenças consideradas agravos em saúde pública”, enfatiza o gestor.

Serviço

O Laboratório Central é referência em testes laboratoriais de média e alta complexidade para diagnósticos de doenças como Covid-19, HIV, hepatites virais, influenza, tuberculose, hanseníase, esquistossomose, coqueluche, dengue, chikungunya e zika vírus, além do programa ‘Vigiágua’ – para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano – e do Programa de Proteção à Gestante (Protege).

Fotos: Ascom SES

Publicado: 31 de agosto de 2023, 17:11 | Atualizado: 31 de agosto de 2023, 17:11