Lacen realiza 1º Mostra Cientifica pesquisa gera conhecimento

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizará no próximo dia 30 de maio, a 1ª Mostra Científica com o tema ‘Pesquisa gera Conhecimento’. O evento tem como objetivo promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a organização de serviços, diagnósticos laboratoriais, além da troca de experiências e interação entre as instituições de ensino.

A proposta da Mostra é reunir produções científicas elaboradas por acadêmicos da área de saúde, durante estágio monitorado nos laboratórios de Microbiologa, Biologia Molecular, Imunologia e Bromatologia. Para isso serão expostos trabalhos com os seguintes temas: A incidência de infecção respiratória por influenza a (H1N1) pdm09 no município de Aracaju no período de 2017 a 2018; Diagnóstico precoce da meningite bacteriana: PCR em tempo real; Importância na detecção do câncer de próstata no estado de Sergipe; Comparação de resultados de diagnóstico de meningite bacteriana através da cultura bacteriana e da metodologia do PCR; Antígeno prostático específico (PSA) e sua importância na detecção do câncer de próstata no Estado de Sergipe.

Em relação às infecções sexualmente transmissíveis, os estudantes produziram pesquisas sobre o perfil epidemiológico dos recém-nascidos participantes do programa de infecções sexualmente transmissíveis/síndrome da imunodeficiência adquirida do Estado de Sergipe no ano de 2018: transmissão vertical, Prevalência de hepatite B e C em gestantes, Sífilis em gestantes: um problema de saúde pública e Comparativo da eficácia dos testes rápidos e do teste de Elisa para o diagnóstico de Sífilis e HIV em gestantes.

“Com essa atividade científica, o Lacen busca socializar os trabalhos que foram produzidos com base na vivência dos estudantes dentro dos laboratórios. Esse evento é um momento oportuno de conhecimento e troca de informações, inclusive entre os profissionais”, explicou o superintendente da unidade laboratorial, o farmacêutico bioquímico, Cliomar Alves dos Santos.

A Mostra vai acontecer no espaço do Laboratório Central de Saúde Pública, no horário das 8h30 às 12h. Os trabalhos serão apresentados na forma de banner.

Publicado: 21 de maio de 2019, 15:38 | Atualizado: 21 de maio de 2019, 15:38