Lacen implanta sistema de monitoramento de amostras no âmbito de Vigilância Sanitária

Por Rosângela Cruz

 

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE) utilizará um novo sistema de monitoramento de amostras laboratoriais relativas à vigilância sanitária de alimentos e água mineral (saúde ambiental). O software em versão web chamado Harpya possibilitará a uniformização e o controle das etapas do processo de análise desses produtos no serviço de Bromatologia Química e Diagnóstico Ambiental da unidade.

 

Finalizado esta semana, o treinamento (com a participação de 10 colaboradores da unidade) teve como objetivo repassar conhecimentos relativos à operacionalização do sistema como ferramenta de trabalho, proporcionando maior rapidez no registro e na transmissão, a nível nacional, de resultados analíticos de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária.

 

Segundo o analista de sistema Adalberto Lamina da Silva, do Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS), responsável pela Homologação do Sistema na unidade Lacen, após uma reformulação de interface, o sistema anterior SGA passou a operacionalizar as mesmas informações com o nome Harpya.

 

“A implementação do software em versão web permitirá a gestão de informações que inicia com o fluxo de trabalho desde o recebimento e cadastro da amostra na recepção, o processamento analítico no setor técnico, até a emissão do laudo”, explicou.

 

De acordo com avaliação da superintendente do Laboratório Central, Danuza Duarte Costa, o novo sistema é de extrema importância para obtenção de informações sobre a produção laboratorial da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária em tempo real uma vez que viabiliza o monitoramento no âmbito Estadual e Nacional.

 

“Com este programa, as amostras que chegarem ao Lacen Sergipe serão imediatamente cadastradas, possibilitando o rastreamento informatizado dos eventos ocorridos durante todo o processo de análise. Essa nova ferramenta agilizará o trabalho realizado no laboratório”, informou a gestora.

Validação

 

A implantação do sistema iniciou na segunda quinzena de novembro de 2015. Além de Sergipe, o Laboratório Central de Saúde de Cuiabá, Brasília, Pará, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Goiânia, Santa Catarina, Paraná e Amazonas, integram a rede interligada ao sistema Harpya.

 

O software foi desenvolvido na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS), por unidades que atuam em áreas de metrologia, de pesquisa e de ensino com foco em atividades laboratoriais relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes, entre outros.

Publicado: 7 de março de 2016, 13:50 | Atualizado: 7 de março de 2016, 13:50