Juventude da Assembleia de Deus Madureira realiza campanha para incentivar doação de sangue

Por Rosângela Cruz

Hemose - assembleia de deus (2)Nesta terça-feira, 5, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu a ação da Juventude da Assembleia de Deus Madureira, ldo bairro 18 do Forte, em Aracaju. A campanha teve o objetivo de estimular o ato regular da doação e abriu o calendário de ações solidárias relativas ao mês de julho.

Para Sheila Oliveira, 24 anos, a campanha da igreja foi a motivação para sua primeira doação de sangue. “Aproveitei para tirar dúvidas. Espero retornar em outra oportunidade”, disse a acadêmica de Letras, Português e Espanhol.

Já a estudante de fisioterapia, Dycla dos Santos Andrade, 20 anos, acrescentou que já havia tentado doar. “Na época estava com anemia. Hoje consegui”, comentou,  animada.

Alex Ramon dos Santos Silva, 21 anos, relatou que em função do exemplo do irmão doador, sempre teve vontade de conhecer o serviço. “Vemos as pessoas falando sobre a importância e isso gera curiosidade”, frisou.

No grupo da igreja, Miqueias Silva Santos de Lima, 28 anos,  informou que fez uma única doação de sangue voluntariamente. “A primeira vez foi por curiosidade. Agora, iniciei o curso de Enfermagem e retornei. Na área da saúde é necessário conhecer todos os serviços”, enfatizou.

Responsável pelo grupo, Ricardo Soares explicou que a companha foi elaborada para compor o evento ‘Conectados com o Trono’, que acontece no próximo dia 8 de julho. “Esse é um momento em que a Igreja Assembleia de Deus promove um grande encontro com os membros. Por ser um evento anual, nesta edição resolvemos mobilizar a juventude para uma ação social. Foi assim que surgiu a proposta da campanha para doação de sangue”, contou.

Conforme a assistente social, Rozeli Dantas, o serviço de Captação do Hemocentro de Sergipe trabalha buscando estimular a doação entre a população.  Ela ressaltou que as pessoas interessadas em conhecer o serviço, agendar campanhas, palestras ou visitas técnica, devem ligar para o (79) 2335-8039 e 3259-3174. “O trabalho que desenvolvemos na Captação busca justamente incentivar a divulgação dos serviços de doação de sangue e o cadastro de medula óssea”, pontuou.

Critérios

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, com idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação).

Publicado: 5 de julho de 2016, 18:56 | Atualizado: 5 de julho de 2016, 18:56