Jovens colaboram com serviço de doação de sangue no Hemose
O serviço de coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu nesta quarta-feira, 27, adolescentes solidárias que, estimuladas em ajudar ao próximo, realizaram a primeira doação de sangue. A iniciativa das jovens, além de contribuir com os estoques de sangue da unidade destaca a importância de ser um doador de sangue frequente.
Na sala de coleta, Bianca Batista da Silva, 17 anos, doou sangue acompanhada pelo pai, Isaías Santos da Silva. “Foi o exemplo do meu pai que me incentivou a ser uma doadora. Ele sempre falou sobre a importância de doar para ajudar as pessoas que precisam de sangue. Estou feliz por ter vindo”, disse.
“Foi o nosso curso da área da saúde que mudou minha visão de mundo. Comecei com a doação de sangue, mas também quero ser doadora de medula óssea e de órgãos”, relatou Danielle Karoline Santana Torquato, que doou junto com a amiga Hellen Cristiny dos Santos, acadêmicas do 8º período de enfermagem na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A assistente social e gerente de Ações Estratégicas da unidade de hemoterapia e hematologia, Rozeli Dantas, aproveitou para agradecer e parabenizar a iniciativa das jovens estudantes. “A cada dia percebemos um compromisso maior com a coletividade, através de ações individuais e de grupos, que vêm ao Hemose doar sangue. Hoje foi inédito, tivemos um ótimo comparecimento do público feminino. Elas estão de parabéns pelo compromisso e solidariedade”, salientou.
Cada voluntário que comparece ao Hemocentro de Sergipe doa no máximo 450 ml de sangue. Uma única bolsa de sangue pode ser fracionada nos seguintes hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma, os componentes podem ser utilizados para prestar assistência a pacientes dos serviços de urgência, cirurgias cardíacas, ortopédicas, tratamento oncológico, leucemias, dentre outros.
Serviço
Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 27 de março de 2019, 15:31 | Atualizado: 27 de março de 2019, 15:31