IV Encontro pela Segurança do Paciente do Huse destaca cuidados e a importância das práticas seguras na prevenção de lesão por pressão

Evento contou com a participação de profissionais da área da saúde da Rede Estadual e outras instituições filantrópicas e privadas do estado

Em alusão ao  Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão, celebrado em 21 de novembro, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) promoveu o IV Encontro pela Segurança do Paciente. A iniciativa do Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Controle de Infecção (Nespih) e da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesão na Pele (CPTLP) contou com a participação de profissionais da área da saúde da rede estadual e outras instituições filantrópicas e privadas do estado.

O evento tem como objetivo ampliar o conhecimento profissional e disseminar as boas práticas e as principais metas para a segurança do paciente e, com isso, garantir uma assistência hospitalar cada vez mais segura, minimizando os riscos. 

 A lesão por pressão é considerada um evento adverso e pode ser prevenida. A enfermeira do Nespih, Júlian Albuquerque, destacou a importância do encontro. “Esse é um evento anual, realizado no mês de novembro, alusivo ao Dia Mundial da  Prevenção de Lesão por Pressão, em que se ampliam ações para esse tipo de cuidado tão importante e que, segundo as estatísticas, 90% dos casos podem ser prevenidos. Entender os protocolos, as tecnologias aplicadas e implementar na rotina hospitalar é imprescindível para reduzir esse evento adverso”, enfatizou.  

Entre os temas abordados estão os ‘Cuidados com estomias intestinais e de alimentação’, ministrado pela enfermeira Layssa Santos, o ‘Combate ao biofilme com fibras poliabsorventes’, com a enfermeira Vanessa Azevedo, e as ‘Práticas de segurança para a prevenção de lesão por pressão’, com as enfermeiras Júlian Albuquerque e Mônica Rabelo.

O encontro contou ainda com um talk show discutindo as tecnologias na prevenção da lesão por pressão e da Dermatite Associada à Incontinência (DAI), com as enfermeiras Viviany Soares e Fabiana Oliveira, moderado pela enfermeira especialista da comissão de pele do Huse, Mônica Rabelo.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 21 de novembro de 2024, 15:14 | Atualizado: 21 de novembro de 2024, 15:14