IST/Aids: Unidade Móvel “Fique Sabendo” leva teste rápido gratuito a todo o estado
Por Herieta Schuster
O Programa Estadual de IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem sido um parceiro muito importante da população, que está cada vez mais consciente sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, antes vistos como tabu, hoje chegam a todos os municípios de Sergipe através da Unidade Móvel “Fique Sabendo”.
A iniciativa ganhou a total aceitação das pessoas, sendo inclusive solicitada por empresas dos mais variados segmentos para que o Programa ofereça palestras aos funcionários, bem como realizar os testes rápidos. Além do exame, a Unidade Móvel “Fique Sabendo” distribui preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e, também, material informativo.
Só este ano, entre janeiro e outubro, foram realizados 5.902 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis: foram 29 reagentes positivos para HIV.
Em 57 ações realizadas em todo o Estado, foram realizados 3.972 testes para Sífilis, com 221 reagentes. No caso dos testes de Hepatite B, foram feitos 3263, tendo 13 reagentes. Foram feitos, também, 3.311 testes rápidos para Hepatite C, com 15 reagentes.
Experiência pioneira em Sergipe, a Unidade Móvel “Fique Sabendo” teve seu início no ano de 2012 e já esteve até fora do Estado, atuando na Copa do Mundo de 2014, em Salvador, com grande sucesso e reconhecimento do Órgão da ONU ligado à Aids (Unaids).
Segundo o gerente do Programa IST/Aids, o médico sanitarista Almir Santana, o público alvo é bastante variável. “População em geral e populações vulneráveis como os profissionais do sexo, caminhoneiros, homens que fazem sexo com homens, dependentes químicos, pessoas que vivem em situação de rua, trabalhadores da construção civil, mulheres em situação de pobreza”, relata Almir.
De acordo com o gerente, “conseguimos quebrar esse medo de fazer o teste. Hoje as pessoas estão interessadas. Muitas vezes só não têm oportunidade ou motivação. Por isso, a unidade tem o objetivo de levar o teste até a população, nos lugares mais distantes, até mesmo nos locais onde existe um público vulnerável”.
Publicado: 16 de novembro de 2016, 16:46 | Atualizado: 16 de novembro de 2016, 16:46