IST/Aids: Saúde participa de programação alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo
Por Morgana Barbosa
No último fim de semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual de IST/Aids, integrou a programação do Dia de Cooperar, também conhecido como “Dia C”. A ação, realizada no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), em Aracaju, contou com a participação da Unidade Móvel “Fique Sabendo” que disponibilizou testes rápidos para diagnóstico do HIV, Sífilis, Hepatites B e C.
“Foram atendidas pela Unidade Móvel, 91 pessoas, somando o total de 364 exames, dos quais 9 apresentaram resultado reagente para Sífilis e nenhum reagente para as demais infecções testadas”, revela o gerente do Programa Estadual IST/Aids, o médico Almir Santana.
Na ocasião, houve também a disponibilização de preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. Folhetos informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também foram distribuídos.
O movimento é realizado no Brasil pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A programação reúne cooperativas e parceiros com o objetivo de promover a integração das ações voluntárias em todo o país, através do evento realizado anualmente de forma simultânea em todo território nacional. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho, 2, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. O movimento chama a atenção da sociedade para o aumento das desigualdades sociais e busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade.
Canindé
Ainda durante o último final de semana, o programa Estadual IST/Aids realizou ações educativas em Canindé do São Francisco, durante um passeio do Catamarã pela Rota do Cangaço e Eco Parque do Cangaço. O público alvo abrangeu turistas e agentes de turismo.
“O convite partiu da Empresa MF-Tur durante a ação promovida em ocasião da passagem da Tocha Olímpica por Canindé. A ideia foi desenvolver uma ação educativa junto aos turistas que utilizam o catamarã e encerrar a campanha dos festejos juninos”, explicou Almir Santana.
Foram transmitidas informações básicas relacionadas à Sífilis, Aids e Hepatites Virais com especial destaque para a importância do diagnóstico precoce, do pré-natal e preocupação com os baixos índices de utilização do preservativo nas relações estáveis.
“Se por um lado eu pedia desculpa por estar, em um momento de lazer, falando sobre doenças, por outro lado os turistas agradeceram e até fizeram perguntas. Fiquei surpreso com a atenção das pessoas”, acrescentou o gerente do Programa Estadual de IST/AIDS.
Durante a ação também foram disponibilizados materiais informativos desenvolvidos para a campanha dos festejos juninos em 2016.
Publicado: 4 de julho de 2016, 15:12 | Atualizado: 4 de julho de 2016, 15:12