IST/Aids: Saúde leva palestras de prevenção ao Aeroporto de Aracaju

Por Acácia Mérici

 

O Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde continua com força total para levar informação e prevenção sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis para toda a comunidade. Dessa vez, o médico sanitarista Almir Santana, gerente do Programa, proferiu palestra para os funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

 

A ação fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). “O tema Aids é sempre fundamental para dialogar nas empresas porque muitas delas não sabem como lidar ao identificar que possuem um funcionário com HIV. Destacamos a importância da conversa, do incentivo ao teste rápido para diagnóstico precoce e, principalmente, a disponibilização de preservativos”, explica Almir Santana.

 

Ainda de acordo com o médico, além de dinâmicas educativas, os servidores receberam folhetos explicativos, preservativos masculino e femininos e gel lubrificante. “O Aeroporto vai disponibilizar um local para distribuir os preservativos. Estamos sempre abertos para visitar empresas, órgãos públicos e demais instituições para levar a informação dessa temática tão importante”, enfatizou.

 

Segundo dados do Programa Estadual de IST/Aids, desde 1981 (quando foi diagnosticado o primeiro caso da doença no Estado) até agora, Sergipe tem 4.943 notificações de Aids e 1.399 óbitos. Aracaju é a cidade que mais lidera o número de registros: são 2.243 casos (2.203 adultos e 40 crianças). Em seguida vem Nossa Senhora do Socorro (473), Itabaiana (235), Estância (195) e Lagarto (149).

 

“A negação pelo uso do preservativo ainda é o maior fator de risco. Quanto mais cedo detectar a doença, mais rápido pode iniciar o tratamento e ter uma vida sem complicações. Muitas pessoas podem ter a doença e não sabem por conta do receio de fazer o teste rápido. O teste rápido é realizado por profissionais e é sigiloso. Caso o resultado dê positivo, a pessoa imediatamente encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde ou um centro de referência para iniciar o tratamento. Com muito cuidado e acompanhamento correto, é possível ter uma vida tranquila”, pontuou Almir Santana.

 

Mais ações

 

O médico Almir Santana ministrou, também, uma palestra informativa aos jovens do bairro Santa Maria, abordando o perigo das Infecções Sexualmente Transmissíveis e a importância da prevenção. “Pesquisas mostram que apenas 50% dos jovens usam camisinha nas relações sexuais ocasionais alegando que o sexo sem proteção é mais prazeroso. Isso é um perigo! Em Sergipe, a faixa etária mais atingida é de 30 a 39 anos, sendo, na sua maioria, mulheres casadas”, enalteceu.

 

Publicado: 4 de outubro de 2016, 14:08 | Atualizado: 4 de outubro de 2016, 14:08