Huse tem balanço semanal de atendimentos dentro da normalidade
Por Katiane Menezes
O Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) recebeu, entre os dias 5 e 11 de dezembro, cerca de 2.800 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, cerca de 400 pessoas ficaram internadas e em observação por mais de 24 horas. Uma semana considerada pelos profissionais de plantão como normal, com movimento dentro do esperado.
Apesar de ser um hospital referência em média e alta complexidade, o Huse continua recebendo muitos pacientes considerados de baixa complexidade. Neste período, foram registrados 947 usuários atendidos no setor e, desse total, 113 continuaram em observação para tratamentos posteriores.
“As pessoas insistem em vir direto para a unidade, pois sabem que aqui é porta aberta e tem resolutividade. Por isso, a baixa complexidade ainda é grande no Pronto Socorro adulto. Mas a classificação de risco consegue ajudar muito o fluxo, no momento do atendimento”, informa a gerente da Área Azul, Simone Dantas.
A Ortopedia e a Sala de Sutura somaram 853 atendimentos, e o Hospital Pediátrico fechou a semana com 402 crianças atendidas, além de 65 internamentos. Já os setores de Oftalmologia e Otorrinolaringologia registraram 123 pacientes atendidos. Os Ambulatórios de retorno, Oncologia, Radioterapia, Nutrição e Fisioterapia totalizaram, aproximadamente, 391 atendimentos durante a última semana.
As causas dos internamentos continuam sendo lideradas pelos acidentes motociclísticos, com 146 pacientes somente na última semana. Além disso, o Huse recebeu 39 vítimas da violência urbana, sendo 18 com ferimentos por arma branca e 21 por arma de fogo.
Publicado: 12 de dezembro de 2016, 17:56 | Atualizado: 12 de dezembro de 2016, 17:56