Huse registra 588 atendimentos no final de semana com muitos casos de baixa complexidade

Por Júnior Matos

PS do HuseNo final de semana (de 26 a 28 de agosto), o Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) garantiu sua resolutividade na Rede e atendeu a 588 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 146 pacientes ficaram internados na unidade e distribuídos de acordo com a classificação de risco.

 

Na Área Verde Trauma, somente este final de semana foram internadas 28 vítimas de acidente motociclístico, quatro de acidente automobilístico e dois atropelamentos. Também houve entrada de pacientes vítimas de violência urbana, sendo 11 por arma de fogo e 6 por arma branca.

 

Já na Área Azul, local que continua recebendo pacientes de baixa complexidade e que deveriam ser atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAss), recebeu 33 pacientes com dor abdominal, 33 com dor de cabeça, 11 com sintomas de febre, entre outros casos.

 

“São os casos que deram entrada e receberam assistência clínica no Huse, com alta médica em menos de 24 horas. Muitos pacientes chegam ao Huse por demanda espontânea, ou seja, sem apresentar qualquer tipo de complexidade ou referenciado por outra unidade hospitalar. Como o Huse atua no sistema Porta Aberta, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, ocasiona um fluxo invertido e, consequentemente, a superlotação da unidade”, enfatiza o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela.

 

Maria Valdirene dos Santos busca assistência para o marido Adriano dos Santos, que sofre fortes dores no corpo há uma semana. Após percorrer algumas unidades de saúde procurou atendimento no Huse.

 

“Moro na cidade de Aquidabã e lá busquei atendimento, mas sem sucesso. Percorri também cidades vizinhas, e também sem êxito. Vim ao Huse porque pois tenho certeza que aqui encontro o melhor atendimento sempre. Meu marido já foi avaliado pelos médicos e agora já aguarda o resultado de exames”, fala.

 

Ainda no final de semana, também foram gerados atendimentos registrados seis atendimentos na área Vermelha, 89 de ortopedia, 95 atendimentos na sutura. Quatro atendimentos no ambulatório de Oncologia além de terem sido realizados 32 procedimentos cirúrgicos

 

O Hospital Pediátrico Dr José Machado de Souza, anexo ao Huse, atendeu durante a temporada 71 pacientes e apenas 17 ficaram internados.

 

O setor funciona com o protocolo de classificação de risco, adotado para melhorar a dinâmica de atendimento dos pacientes do  Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicado: 29 de agosto de 2016, 19:12 | Atualizado: 29 de agosto de 2016, 19:12