Huse recebeu mais de 800 usuários no fim de semana

Por Katiane Menezes

Huse recepção visitas - Foto Ricardo Pinho (1)Entre a última sexta-feira, 15, até a madrugada desta segunda-feira, 18, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) atendeu a 846 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, 160 ficaram internados. No Pronto Socorro (PS) Adulto, a Área Azul atendeu 296 pacientes de baixa complexidade, a maioria com dor de cabeça e dor abdominal. A Sala de Sutura também recebeu um número considerado de pacientes: 151 durante o final de semana.

 

Os acidentes automobilísticos resultaram em três atendimentos. Já os acidentes motociclísticos continuam liderando as estatísticas dos acidentes de trânsito: foram59 atendimentos e, desses, 23 ficaram internados para a realização de outros procedimentos. Ainda no fim de semana, foram 6 pacientes vítimas de atropelamento, com um internamento.

 

“O Huse é um hospital com muita resolutividade. Os números comprovam isso. Muitas vezes está superlotado porque é porta aberta e não nega atendimento. As pessoas que chegam até a unidade são avaliadas por uma equipe médica e de enfermagem e passam pela classificação de risco. Os casos que apresentam maior risco têm o atendimento priorizado. Os que têm menor complexidade e não são regulados são atendidos posteriormente. Muitas vezes o paciente ou o acompanhante não entende isso e quer ser logo atendido. O fluxo do hospital é de média e alta complexidade”, informa a superintendente do Huse, Lycia Diniz.

 

huse atendimento1 (5)A violência urbana também leva muitas vítimas ao Huse. Durante o final de semana, foram registrados 12 atendimentos a vítimas de arma de fogo e arma branca. Na ortopedia, 110 pacientes deram entrada com algum tipo de trauma. Na pediatria, o plantão foi considerado movimentado com 167 registros e desses, apenas 22 internamentos.

 

No ambulatório da oncologia, 3 pacientes foram atendidos. Já no de retorno foram 70 pacientes, no da fisioterapia foram 10 e no de radioterapia 6 pacientes procuraram atendimento. Para o oftalmo e o otorrino os atendimentos totalizaram 16 pacientes.

Publicado: 18 de julho de 2016, 16:12 | Atualizado: 18 de julho de 2016, 16:12