Huse realiza ações de integração voltadas a pacientes pediátricos atendidos na unidade hospitalar

No Centro de Oncologia, as crianças participaram de evento alusivo ao Dia das Crianças e na pediatria, a corporação do Corpo de Bombeiros realizou o sonho de um pequeno paciente

Sempre pensando em um atendimento humanizado, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizou na última quinta-feira, 5, ações integrativas voltadas aos pacientes pediátricos que estão em tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e para um paciente, em especial, internado na Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Dr. José Machado Souza. No Centro de Oncologia, as crianças, adolescentes e acompanhantes foram surpreendidos com um evento em alusão ao Dia das Crianças e, na  Pediatria, o paciente J. M., de 7 anos, realizou o sonho de conhecer a viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. 

Pipoca, algodão-doce, pula-pula e muitas brincadeiras fizeram a alegria de quem participou do evento alusivo ao Dia da Criança no Centro de Oncologia. O momento de integração encantou as crianças que aproveitaram cada instante. A pequena L. N., de 4 anos, foi diagnosticada com leucemia, um tipo de câncer comum na infância. Há mais de um ano ela vem realizando o tratamento no Centro de Oncologia do Huse. A pequena aproveitou para brincar e se deliciar com muitas guloseimas. “Estou gostando muito. Já fui no pula-pula três vezes. O encontro foi muito legal”, contou. 

Para a mãe de L.N., Maria Magna Nascimento o momento é de muita integração para as crianças e familiares. “Foi uma atividade muito divertida para os nossos filhos. Eles acabam aguardando por uma oportunidade como essa para estarem juntos e se divertirem. Os eventos acabam nos unindo ainda mais. Sou muito agradecida ao Huse por todo acolhimento ao longo desse tempo de tratamento. Ela tem toda assistência aqui no Centro e já está fazendo o acompanhamento de manutenção. Tem sido muito importante a assistência porque ajuda a curar a minha filha”, enfatizou. 

A coordenadora assistencial do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Souza, destacou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade para celebrar porque resgatamos um momento tão importante para as crianças que é a socialização, o brincar e estimular as atividades lúdicas. Quando elas passam pelo tratamento de um câncer, por exemplo, acabam ficando em um ambiente hospitalar por muito tempo e a nossa intenção é transformar e contribuir, de alguma forma, com a melhora e a adesão ao tratamento. É um sentimento imensurável proporcionar atividades como essa para esses pacientes”, salientou. 

Entre os parceiros para a realização do evento estão as Casas de Apoio, profissionais que atuam no hospital, empresas e a sociedade de forma geral como o caso de um grupo de amigos do município de Itabaiana que fizeram arrecadação de brinquedos, kits de material escolar e material de higiene para doar aos pacientes.  

Visita especial

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) foi até o setor de pediatria do Huse e fascinou o pequeno J.M., de 7 anos, além de presenteá-lo com um boné da instituição, realizando o grande sonho da criança de entrar em uma viatura.

A coordenadora da pediatria, Christianne Barreto, conta como a ideia surgiu e como foi descoberto o sonho do paciente. “Ele está internado há alguns meses na unidade. Ao longo desse tempo, identificamos que ele gostava do caminhão do Corpo de Bombeiros e o presenteamos com o caminhão de brinquedo. Ele se agarrou tanto ao presente que foi realizar um procedimento cirúrgico segurando o brinquedo. Então, tivemos a ideia de trazer a corporação para realizar esse sonho dele”, explicou a coordenadora.

Segundo a tenente Andrade, do CBM/SE, a corporação além de corroborar com a segurança da sociedade, também tem um papel de promover ações sociais. Ela conta que no início o pequeno ficou assustado, mas logo se deixou levar pela homenagem. “Acho que primeiro ele levou um choque. Depois ele entendeu o que estava acontecendo e foi se soltando um pouquinho mais, entrou no caminhão e ficou  super feliz. Várias crianças têm o sonho de se tornar bombeiro e espero que ele cultive esse sonho durante a infância, porque quando chega a fase adulta vem de coração aberto, com vontade de fazer um excelente trabalho na corporação”, disse.

Gabriel Henrique, que é o tio do garoto, se emocionou com a homenagem e destacou o acolhimento do hospital com o seu sobrinho. “Foi muito emocionante para mim e para ele, pois apesar de estar aqui acompanhando todo esse processo, momentos como esse servem de carinho para nós. De qualquer forma, a gente tem recebido todo apoio do hospital e estamos bem acolhidos aqui, e isso é muito importante”, concluiu.

Fotos: Mário Sousa e Flávia Pacheco

Publicado: 6 de outubro de 2023, 11:56 | Atualizado: 6 de outubro de 2023, 11:56