Huse: pacientes oncológicos contam com assistência do ambulatório de odontologia

Por Júnior Matos

DCIM102GOPRO

Criado há 13 anos, o Ambulatório de Odontologia do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) é um importante aliado na garantia da qualidade de vida dos pacientes que lutam contra o câncer. O setor tem como finalidade atuar na prevenção e cuidar das reações provocadas pelo tratamento. Ao todo, o serviço conta com 5 odontólogos.

 

“O Ambulatório de Odontologia tem seu trabalho realizado em caráter preventivo e de tratamento. Para isso, os profissionais preparam a cavidade bucal não restringindo-se apenas para pacientes com patologias associadas à saúde bucal. Os profissionais preparam os pacientes para ser submetidos à quimioterapia e à radioterapia, evitando as alterações e possíveis outras enfermidades que possam ser ocasionadas pelo tratamento” , explica o cirurgião dentista do Huse, Marco Aurélio Silveira.

 

De janeiro a junho deste ano, a unidade odontológica já realizou 712 consultas, seja para curativos, tratamento ou acompanhamento. No mesmo período, foram realizados 1322 procedimentos, entre eles: biópsias bucais, restaurações, extrações, aplicações de laser e flúor, profilaxias, raspagens, entre outros.

 

“O tratamento odontológico para os pacientes oncológicos é realizado duas ou três vezes por semana, a depender da região do corpo onde está concentrado o câncer. Já os pacientes que apresentam tumores nas regiões da cabeça e pescoço são submetidos ao tratamento cinco dias por semana”, explica a referência técnica do Ambulatório Odontológico da Oncologia do Huse, Elaci Cardoso.

 

 

O aposentado Antônio José Carlos dos Santos é um dos usuários do serviço. Ele conta que possui um tumor na faringe e o tratamento dentário tem proporcionado mais qualidade de vida.

 

“O serviço odontológico me previne das reações do tratamento. Também não sinto mais dores. Gosto muito do atendimento e, também, dos profissionais”, declara o aposentado.

 

Conquista

 

No ano passado, o Huse deu mais importante passo na assistência odontológica e adquiriu o aparelho laser de baixa potência. De janeiro a julho foram realizados 377 procedimentos deste tipo.

 

Além do Ambulatório de Odontologia, atividades como consultas, tratamentos e procedimentos também são desenvolvidas pelos profissionais no leito do paciente que segue internado no Huse para tratamento.

 

”Geralmente os pacientes da Ala F são os que mais utilizam o serviço, sendo acompanhados pelos pediatras e hematologistas”, finaliza Elaci Cardoso, referência técnica do ambulatório odontológico da Oncologia do Huse.

Publicado: 12 de agosto de 2016, 14:31 | Atualizado: 12 de agosto de 2016, 14:31