Huse: no feriado de Finados, 80% dos pacientes foram de baixa complexidade
Por Katiane Menezes
O Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) realizou durante o feriado de Finados, dia 2 de novembro, aproximadamente 450 atendimentos totais a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 80% foram classificados como de baixa complexidade. Os pacientes de Aracaju são maioria com 202 atendimentos, o que equivale a 50%.
Já na Tenda provisória de assistência aos usuários de baixa complexidade, foram 87 atendimentos realizados durante o feriado. Isso mostra que a estrutura montada no estacionamento do Huse para o período crítico em que passa a Saúde Pública Municipal, vem fazendo a diferença.
A dona de casa Marta Suzane Silva, 49, estava com problemas respiratórios e dores nas costas. Ela foi em busca de atendimento na UPA Nestor Piva, mas encontrou a porta fechada.
“Estava sentindo fortes dores, principalmente quando tossia. Não perdi mais tempo, por não ser acolhida na rede básica, busquei o Huse. Essa Tenda é muito boa e parabenizo a iniciativa que vem ajudando bastante muitos usuários do SUS”, ressaltou.
A diretora administrativa do Huse, Aline Bastos, explicou que o fluxo de atendimento foi considerado tranquilo. “Tudo funcionou dentro da normalidade. A Tenda ajudou muito na resolutividade e a Área Azul também estava dentro do controle. Não tivemos grandes intercorrências e os usuários foram acolhidos com maior conforto”, disse.
Publicado: 3 de novembro de 2016, 17:14 | Atualizado: 3 de novembro de 2016, 17:14