Huse: maioria dos pacientes de baixa complexidade é de Aracaju

Por Junior Matos

IMG-20160908-WA0018 “Estou dor de garganta há vários dias. Procurei a Unidade Básica de Saúde do bairro Santos Dumont, onde moro, mas não encontrei médicos. Foi quando resolvi ir ao Huse. Aqui, além de realizar todos os exames, sou bem atendida pelos profissionais”. Este é o depoimento Joseane Alves, 26, usuária do SUS que procurou assistência e foi considerada de baixa complexidade.

 

O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) é a referência estadual para o atendimento de média e alta complexidade de urgência, emergência e trauma. Porém, por se tratar da maior unidade hospitalar do Estado, ainda atende pacientes que deveriam estar nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e nos postos de saúde.

 

De acordo com dados do Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub), o Huse realizou mais de 100 mil atendimentos totais de janeiro a agosto deste ano, sendo que aproximadamente 82 mil foram de baixa complexidade. Dos 75 municípios, Aracaju foi o que mais demandou pacientes: 27.449 usuários. Destes, 24.002 foram casos de baixa complexidade.

 

“Como o Huse atua no sistema Porta Aberta (de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde), o fluxo invertido acaba ocasionando o que, consequentemente, gera a superlotação da unidade. Vale lembrar que são considerados casos de baixa complexidade os pacientes que recebem atendimento e alta médica com menos de 24 horas”, revela a superintendente do Huse, Lycia Diniz.

 

Ainda este ano o Huse recebeu 1.134 casos com febre, 2.005 com dor de cabeça, 1.158 com dor de ouvido, 333 de diabetes descompensada e 369 de diarreia, entre outros.

 

Já entre os bairros de Aracaju que mais procuraram atendimentos no Huse este ano estão: América, 18 do Forte, Santos Dumont, Olaria e Santa Maria.

 

De acordo com o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinicius Vilela, “muitos pacientes chegam ao Huse por demanda espontânea, ou seja, sem apresentar qualquer tipo de complexidade ou sem ser referenciado por outra unidade hospitalar. O Huse segue os princípios do SUS, seguindo o padrão da universalidade: todos os pacientes que chegam são atendidos”.

Publicado: 8 de setembro de 2016, 17:23 | Atualizado: 8 de setembro de 2016, 17:23