Huse finalizou o ano com 174 mil exames de diagnóstico por imagem e otimização dos serviços

Por Katiane Menezes

O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) encerrou o ano de 2016 com números que atestam a resolutividade dos casos e o fortalecimento da qualidade dos serviços. Prova disso são os mais de 174 mil exames de diagnóstico por imagem realizados pelo setor no hospital. São exames solicitados pelas diversas especialidades médicas e com mais agilidade no atendimento e otimização do serviço, além de disponibilizar equipamentos de alta tecnologia para o diagnóstico rápido e preciso de várias doenças.

Os exames de raio X são os mais realizados no Pronto Socorro. Somente no ano passado, 118 mil exames de raio X ambulatorial e 11.667 procedimentos de raio X foram realizados no leito dos pacientes. A chegada do novo equipamento com impressão digital associou mais eficiência, redução de custos, identificação rápida e precisa de pacientes e películas.

O segundo exame mais solicitado pelos médicos é de tomografia. Elas são divididas em dois momentos: com contraste, que registrou 2 mil exames, e sem contraste, com 21 mil exames realizados. São três equipamentos que funcionam no Huse: um de 64 canais, localizado na área de exames, outro com 2 canais, localizados no Centro de Oncologia e o mais recente de 16 canais, instalado em uma sala exclusiva no PS.

O motoboy Cleverton Bezerra, 32, sofreu um trauma na cabeça depois de colidir com sua motocicleta. O neurocirurgião solicitou uma tomografia sem contraste que foi realizada de forma rápida e segura. “Esse exame é completo e muito caro, se eu fosse fazer particular. Aqui foi muito rápido. O médico agora vai avaliar o resultado da película”, explicou.

De acordo com o gerente do Serviço de Diagnóstico por Imagem, Erionaldo Andrade, os resultados só comprovam a resolutividade do serviço e o compromisso com a saúde dos usuários do SUS. “Tivemos grandes conquistas em equipamentos e exames por imagem em 2016. O parque tecnológico do Huse vem crescendo e vai avançar ainda mais este ano para oferecer um diagnóstico rápido e preciso”, ressaltou.

Em 2016, foram realizados também, 362 exames de broncoscopia, 311 de colonoscopia, 8.965 de eletrocardiograma, 1.750 de ecocardiograma, 1.470 de endoscopia, e 8.190 de ultrassonografia.

Publicado: 16 de janeiro de 2017, 16:22 | Atualizado: 16 de janeiro de 2017, 16:22