Huse encerra Semana de Enfermagem com palestra sobre escolha de curativos para lesão de pele

No quinto dia da 89ª edição da Semana de Enfermagem do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foi realizada nesta sexta-feira, 17, a palestra com o tema “O papel da enfermagem para a implementação da Política de Segurança do Paciente”, ministrada pela fisioterapeuta do Núcleo de Segurança do paciente do hospital, Genny Guarabyra. Na ocasião, ela destacou que a segurança do paciente é o direito das pessoas de terem o risco de dano desnecessário reduzido a um mínimo aceitável durante a assistência à saúde e ressaltou que a enfermagem tem um papel fundamental na garantia desse cuidado.

“Hoje, aproveitamos a Semana da Enfermagem para sensibilizar esses profissionais de que as metas internacionais de segurança do paciente têm uma importância ambivalente. Por um lado, protegem o usuário que está recebendo o cuidado e por outro, também representam uma defesa para os próprios profissionais que ao executarem suas atividades, conforme as diretrizes estabelecidas pelos protocolos, garantem o cumprimento do seu dever de cuidar com segurança e qualidade”, destacou Genny Guarabyra, que também é especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente do Núcleo de Segurança do paciente/HUSE) .

Ela enfatizou, também, a necessidade de envolver o paciente e a família no cuidado. “É importante seguir os protocolos evitando eventos adversos, tornando-os visíveis quando ocorrerem, para quepossam ser analisados sistematicamente como uma oportunidade de melhoria. Destacamos também a possibilidade do próprio profissional sugerir intervenções eficazes nos processos assistenciais de modo a evitar recorrência desse tipo de evento”, pontuou a fisioterapeuta.

Em seguida foi aberto para debates e uma atividade integrativa de Yoga com os participantes que se sentiram gratificados. A noite, para o encerramento das atividades, será realizada a palestra sobre “Avaliação e escolha de coberturas para curativos de lesão de pele”, que será ministrada pela enfermeira da Comissão de Tratamento e Prevenção de Lesão de Pele do Huse, Mônica Rabelo.

Publicado: 17 de maio de 2019, 15:07 | Atualizado: 17 de maio de 2019, 15:07