Huse divulga balanço dos primeiros procedimentos de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica

Foram realizados 21 exames em 30 dias de funcionamento somente com pacientes internados na unidade

O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou os primeiros resultados da Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (Cpre), procedimento minimamente invasivo, realizado para tratamento de doenças benignas e malignas das vias biliares.

 Foram realizados 21 exames em 30 dias de funcionamento somente com pacientes internados no Huse. O médico e coordenador do setor de endoscopia do Huse, Dr. Bruno Correa comemorou os resultados. “O estado apresenta uma grande demanda de pacientes que necessitam da realização desse exame. Esses 21 exames foram somente de pacientes internados no Huse, pacientes que apresentavam obstrução da via biliar por tumor de pâncreas ou por cálculos, e que há pouco tempo necessitavam de abordagem cirúrgica”, disse.

Ainda de acordo com o médico, existe uma previsão de aumento na quantidade desses procedimentos, pois pacientes internados em outras unidades de saúde do Estado poderão ser beneficiados com a Cpre. “A expectativa é que haja um aumento na quantidade de realização da Cpre no Huse, pois elaboramos um fluxograma para que os pacientes que necessitem do exame e que se encontrem internados nos hospitais regionais também possam realizá-lo aqui no Huse através do Núcleo Interno de Regulação (NIR)”, explicou. 

A introdução desse novo procedimento no Huse permite a otimização do fluxo dos pacientes do pronto-socorro e oncologia, tendo em vista que o paciente não precisará realizar o exame em outra unidade. 

O exame possibilita a drenagem da via biliar com a extração de cálculos (pedras), passagem de stents, em casos de obstrução por tumores, além de auxiliar na confirmação dos diagnósticos.

Publicado: 6 de setembro de 2023, 10:34 | Atualizado: 6 de setembro de 2023, 10:34