Huse destaca importância do oncologista na luta contra o câncer 

O especialista atua no planejamento e coordenação do tratamento oncológico em conjunto com outros profissionais da área 

No último domingo, 9, foi comemorado o Dia do Oncologista, médico especialista preparado para fazer todo o acompanhamento de um paciente com câncer, desde o diagnóstico, tratamento e os cuidados de prevenção. O oncologista é o médico que planeja e coordena o tratamento oncológico em conjunto com outras especialidades como a radioterapia e a cirurgia oncológica. 

Segundo o responsável técnico da oncologia clínica do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Gabriel Passos, a data é importante para alertar a população sobre a crescente incidência do câncer e sobre a importância de se buscar o profissional indicado para o correto tratamento da doença.      

“O oncologista é importante, pois organiza e estrutura um plano de ação para o tratamento do câncer. É o responsável pela indicação de tratamentos como a quimioterapia, a hormonioterapia e a imunoterapia, fazendo o acompanhamento no momento da infusão e o manejo de suas toxicidades”, destacou. 

Além das questões técnicas da definição do tratamento mais adequado, o oncologista lida com pacientes e familiares em situações de fragilidade, com angústias e medos decorrentes de um diagnóstico de câncer.  

“É, portanto, o profissional chave no acolhimento desses pacientes e suas famílias. Ao mesmo tempo, também tem que lidar com a própria angústia e frustração quando não são atingidos os resultados pretendidos, sendo uma das áreas da medicina que apresenta altos índices de Burnout”, afirmou Gabriel. 

Serviço de Oncologia do Huse

O setor de Oncologia do Huse faz atendimentos em consultório, onde avalia a história clínica do paciente, checa e solicita exames para determinar o estágio da doença e define o planejamento do tratamento, com prescrição de quimioterapia e/ou hormonioterapia, conforme a indicação do caso baseada em critérios técnicos.  

“O oncologista também faz a interligação com outras especialidades, coordenando tratamentos em conjunto com a radioterapia e a cirurgia oncológica. Além disso, faz o acompanhamento em consultas de pacientes que já finalizaram o tratamento, a vigilância quanto ao risco de recidiva, além de orientar sobre exames de rastreamento e prevenção”, complementou o médico.

A aposentada Zenaide da Silva Lima, 68 anos, foi diagnosticada com um câncer de cólon em estágio 3 e já se encaminha para a fase final de tratamento. “Graças a Deus é o meu último ano de acompanhamento e no próximo ano receberei alta. Só tenho a agradecer a Deus, primeiramente, e depois a todos os profissionais do Huse, inclusive os médicos que me acompanharam durante esses últimos quatro anos”, disse ela após receber a notícia de que seu tratamento chegou à etapa final.

Prevenção à doença

A prevenção do câncer consiste em medidas de hábitos saudáveis de vida e na realização de exames de rastreamento, quando indicados. Em relação a hábitos de vida, o médico indica uma alimentação balanceada, incluindo frutas, vegetais, fibras e evitando alimentos processados.  

“Além disso, cigarro e bebidas alcoólicas devem ser evitados. O cigarro já é sabidamente reconhecido como principal causa de morte evitável no mundo e a bebida alcoólica, com dados também mostrando sua relação com aumento de risco de câncer de mama e de intestino, além de cavidade oral, orofaringe e esôfago”, afirmou o oncologista Gabriel Passos.  

Em relação a exames de rastreamento para a população em geral, a partir dos 45 anos a colonoscopia é recomendada para o rastreamento de neoplasias colorretais e para as mulheres a partir dos 40 anos a mamografia e a ultrassonografia das mamas são recomendadas como forma de diagnóstico precoce do câncer de mama. 

“Além disso, o acompanhamento ginecológico é recomendado para todas as mulheres com o exame do Papanicolau e a vacinação contra o HPV, estratégias já bem estabelecidas para reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de colo de útero. Para os pacientes com alta carga de fumo também há a indicação de rastreamento do câncer de pulmão com a realização de tomografia de tórax de baixa dose”, finalizou o oncologista.

Foto: Ascom SES

Publicado: 10 de julho de 2023, 16:29 | Atualizado: 10 de julho de 2023, 16:29