Hospital Regional de Socorro já realizou quase 9 mil atendimentos este ano
Por Morgana Barbosa
Fotos: Morgana Barbosa
Unidade estratégica para a Rede Estadual de Urgência e Emergência, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atua como importante retaguarda do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Durante o mês de janeiro de 2017, a unidade comprovou (mais uma vez) a sua alta resolutividade com 8.822 atendimentos, dos quais 6.548 foram na Clínica Médica, 1.471 na Pediatria e 803 na Obstetrícia.
Os dados revelam o aumento no número de atendimento, em relação ao mesmo período do ano passado. “Atendemos a 7.658 usuários do SUS em janeiro de 2016, o que equivale a 1.164 atendimentos a mais este ano”, ressaltou a superintendente da unidade, Genisete Pereira.
De acordo com a gestora, entre as principais ocorrências registradas durante o primeiro mês deste ano, 60% dos casos estão relacionados a problemas respiratórios e de pele, incluindo as viroses; 30% são de pacientes que apresentam doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial descompensada; e 10% dos casos são relacionados às doenças agudas como: cardiopatias (incluindo infarto agudo do miocárdio) e pacientes renais descompensados.
O Hospital Regional é gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Sua cobertura assistencial abrange os 13 municípios que integram a Região de Saúde de Socorro, além da demanda espontânea que pode partir, inclusive, da capital sergipana.
“A maior parte dos pacientes é originária do próprio município de Nossa Senhora do Socorro, correspondendo a 44% dos usuários. Os pacientes provenientes da capital equivalem a 9%, seguida dos municípios de Laranjeiras (4%), Capela (3%) e Carmópolis (2%). Os pacientes vindos de outros municípios da Região correspondem a 38%”, revelou a superintendente do Hospital Regional.
Dos 122 pacientes que estiveram internados, durante o mês de janeiro, no setor de Clínica Médica, 85% receberam alta e 8% foram transferidos.
“Em janeiro de 2017 tivemos as escalas médicas e dos demais profissionais completas. Esse fato resultou em atendimento de melhor qualidade e com menor tempo de espera para os pacientes”, avaliou a gestora.
Maternidade
Entre os 186 partos que ocorreram na maternidade do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro em janeiro, 81 foram normais e 82 cesarianas. Foram feitas, também, 23 curetagens. Apenas 2% das pacientes precisaram ser transferidas para outras unidades.
“Na maternidade existem 18 leitos de alojamento conjunto (mãe e recém nascido). Além disso, no Centro Obstétrico estão 05 leitos de observação, 07 de pré-parto e 02 salas cirúrgicas”, elencou Genisete Pereira.
Leitos
A unidade de saúde conta com 20 leitos de Clínica Médica. Já no Pronto Socorro são 16 poltronas na Área Azul (pacientes estáveis), 5 leitos na Área de Observação adulto (pacientes internados ou em investigação diagnóstica), 03 leitos na Área Vermelha (pacientes graves) e 06 na observação pediátrica.
Publicado: 2 de fevereiro de 2017, 15:36 | Atualizado: 2 de fevereiro de 2017, 15:36