Hospital Regional de Propriá fecha o mês de julho com recorde de atendimento no ano

Por Luiza Sampaio

pediatriawbO Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, tem se consolidado como um importante equipamento da Rede Estadual. A unidade, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), é responsável por oferecer assistência à população de 15 municípios da região do Baixo São Francisco, nas especialidades Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Cirurgia Geral e Obstetrícia.

 

Segundo o balanço de produção do Hospital, em julho, 9.877 pacientes foram atendidos, um número maior do que em qualquer outro mês deste ano.  A superintendente da unidade, Ana Raquel, afirma que esses resultados confirmam o nível de resolutividade do Regional.

 

“A cada mês, o fluxo de atendimento é maior, comprovando que Propriá tem contribuído para a descentralização do serviço de saúde pública, oferecendo assistência de qualidade à população da região”, avalia a gestora.

 

Em muitos finais de semana, a unidade do Baixo São Francisco chega a registrar um número de atendimento maior que o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

 

“Em média, recebemos entre 800 e 900 pacientes nesses períodos, quantidade igual ou superior ao da unidade de Aracaju. São pessoas que, agora, confiam na qualidade do serviço prestado na cidade ribeirinha e não precisam se deslocar para a capital em busca de assistência médica”, ressalta.

 

Especificando por área de atendimento, o balanço de julho também supera o restante do ano. Foram 5.423 pacientes na Clínica Médica (4.460 em junho), 1.905 na Pediatria (contra 1.450 no mês passado), 985 na Ortopedia (696 em junho) e 1.081 na Clínica Cirúrgica (sendo 737 no mês anterior).

 

Centro cirúrgico“Do total de cirurgias, 126 foram eletivas, seis de urgência e cinco ortopédicas. Registramos, ainda, 72 internamentos clínicos”, detalha Ana Raquel.

 

Estrutura      

 

O Hospital Regional São Vicente de Paula conta com 12 leitos de Internamento Cirúrgico e 14 Clínicos, além de três salas de cirurgia e uma de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA).

 

Na Ala Azul são quatro leitos de observação e nove poltronas, na Amarela são nove leitos adultos e oito infantis, e na Ala Vermelha são três leitos.  A unidade possui, ainda, 16 leitos maternos, cinco leitos de pré-parto e três de Ucin (Unidade de Cuidados Intermediários), que realizaram neste mês 71 partos normais, 85 cesarianas e 10 procedimentos de curetagem.

 

Além de Propriá, o Hospital atende pacientes dos municípios de Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba, Aquidabã, Amparo do São Francisco, Telha, Malhada dos Bois, Cedro de São João, Santana do São Francisco, Muribeca, Japoatã, Pacatuba, Neópolis, São Francisco, Ilha das Flores e Brejo Grande.

 

“Cidades alagoanas, a exemplo de Porto Real do Colégio, São Brás e Penedo também representam um quantitativo de pacientes atendidos pela unidade”, informa Ana Raquel.

Publicado: 17 de agosto de 2016, 15:57 | Atualizado: 17 de agosto de 2016, 15:57