Hospital Regional de Lagarto terá Semana de Conscientização sobre Higienização das Mãos

Por Tito Lívio de Santana

hospital_de_lagarto_3Conscientizar os profissionais de saúde e demais colaboradores sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção e redução das infecções hospitalares. Com esse objetivo central, durante o período de 5 a 12 de maio, serão desenvolvidas atividades voltadas para os trabalhadores do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe.

As atividades integram a programação alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, que transcorre no dia 5 de maio. A iniciativa é da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e destina-se, além dos profissionais de saúde, como médicos, pessoal de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas, também a outros trabalhadores, como pessoal que atua na área de higienização.

De acordo com o médico infectologista Thiago da Silva Mendes, Referência Técnica e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRL, o hábito de lavar as mãos, no ambiente hospitalar, é essencial para a prevenção e redução das infecções, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

“Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes, incluindo o vírus da gripe H1N1, além de comprovadamente eliminar mais de 90% das bactérias”, explica o infectologista. “A lavagem das mãos é uma medida simples, econômica e eficaz na prevenção de doenças e infecções, sendo importante para a saúde individual e coletiva”, acrescentou.

De acordo com o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, essas ações de reforço à prevenção e controle das infecções hospitalares realizadas pelo SCIH têm como objetivo final, na ponta, garantir uma maior segurança ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) assistido pelo hospital e, por isso, devem atingir a todos. “Essa semana envolve não apenas os profissionais de saúde que atuam efetivamente na assistência aos pacientes, como médicos e enfermeiros, mas também as equipes de apoio e multidisciplinar, como fisioterapeutas, nutricionistas e pessoal da higienização”, afirmou.

Lagarto - hospital regional (4)Programação

As principais atividades da Semana de Conscientização sobre a Importância da Higienização das Mãos no Ambiente Hospitalar serão uma palestra e uma competição a ser desenvolvida até o dia 12 do mesmo mês. A palestra acontecerá no dia 5, a partir das 11h, na sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional.

Já campanha, segundo o médico Thiago Mendes, servirá para incentivar e checar o ato de lavar as mãos entre colaboradores do hospital. “O objetivo é avaliar a realização da técnica adequada de higienização das mãos em todos os setores e em todos os turnos. Os melhores de cada setor e turno serão classificados para uma grande final a ser disputada em 12 de maio. Os três primeiros colocados serão premiados”, ressaltou.

Publicado: 19 de abril de 2016, 16:17 | Atualizado: 19 de abril de 2016, 16:17