Hospital Regional de Lagarto registra uma das menores taxas de transferência desde 2010

Por Tito Lívio de Santana

O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, fortalece mensalmente ainda mais seu papel na rede estadual de urgência e emergência hospitalar. Os indicadores e os números da unidade comprovam a importância do HRL para o acesso aos serviços de urgência e emergência em Sergipe. Em janeiro deste ano, o HRL registrou uma de suas menores taxas de transferência externa desde que começou a funcionar, em julho de 2010.

De acordo com os relatórios de produção da unidade, em janeiro de 2016 a taxa de transferência foi de 0,34% em relação ao total de pacientes atendidos no hospital. Esta foi a segunda  menor taxa de  transferência já  registrada  na unidade, desde fevereiro de do ano passado, quando a mesma atingiu 0,32%.

“Isso significa dizer que, dos 4.974 pacientes assistidos no mês passado, apenas 17 precisaram ser transferidos, principalmente para o Huse (Hospital de Urgências de Sergipe), devido ao seu grau de complexidade ou mesmo para se submeter a um exame mais especializado”, explica o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior.

Para o superintendente Oldegar Alves Júnior, os resultados mensais e anuais do HRL demonstram que o hospital se consolidou como uma das principais unidades da rede estadual de urgência e emergência e, consequentemente, de acesso aos serviços hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.

“São números que atestam que os processos estão sendo otimizados e o nível de resolutividade aumentou na medida em que a maioria dos usuários do SUS que buscam os serviços da unidade tem seu problema de saúde resolvido aqui mesmo, sem precisar se deslocar para a capital, como ocorria antes da existência do HRL”, ressaltou.

Outros números

Durante todo o ano de 2015, o Hospital Regional de Lagarto assistiu quase 57 mil pacientes e realizou mais de 171 mil procedimentos de urgência, entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de sinais vitais na Classificação de Risco.

No mesmo período, o HRL realizou quase 154 mil exames complementares, dos quais 129.307 mil laboratoriais clínicos, além de 19.035 exames radiológicos e 3.502 novas internações. Em 2015,  também foram realizadas 1.106 cirurgias – a maioria delas (859) ortopédicas.


Perfil e serviços

Com perfil de média e alta complexidade, o Hospital Regional de Lagarto, que  passa por processo de federalização para se transformar em hospital universitário, presta atendimento em cirurgia geral e ortopédica, pediatria, clínica médica, terapia intensiva, ultrassonografia, ortopedia, infectologia e nefrologia. O HRL foi o primeiro hospital da rede estadual no interior a dispor do Serviço de Hemodiálise Intra-hospitalar, destinado a atender pacientes com quatro de insuficiência renal internados na unidade. Também integram o quadro do HRL profissionais de quatro áreas não-médicas, que integram a chamada Equipe Multidisciplinar: assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico e nutricionista.

Além de contar com a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do interior do Estado, com dez leitos e dois de isolamento, o Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a aproximadamente 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde: Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. Além destes, o HRL também atende a usuários do SUS de  outras  microrregiões de Saúde de Sergipe,  como São Domingos, Campo do Brito e Itabaiana, no Agreste, e Estância e Boquim (Sul), além de pacientes advindos de municípios baianos  como Paripiranga, Fátima, Adustina, Nova Soure e Cícero Dantas.

Publicado: 29 de fevereiro de 2016, 19:59 | Atualizado: 29 de fevereiro de 2016, 19:59