Hospital Regional de Lagarto atendeu quase 700 pacientes no feriadão
Por Tito Lívio de Santana
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), na região Centro-Sul de Sergipe, mais uma vez mostrou resolutividade, em especial no feriadão de 7 de Setembro e do dia 8, consagrado a Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Lagarto. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a terça-feira (6) e a quinta-feira (8), o HRL atendeu a 670 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos e cirúrgicos.
Gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e em processo de federalização, entre a terça e a quinta-feira passadas, o Hospital Regional de Lagarto assistiu 21 vítimas de violência no trânsito, todas envolvidas em acidentes motociclísticos. De acordo ainda com os dados do Hospub, no mesmo período não houve registro de vítimas de atropelamentos ou de acidentes automobilísticos.
Em relação à violência urbana, os plantões transcorreram relativamente de forma tranquila, sem atendimentos a casos de agressões físicas, envenenamentos e ferimentos por arma branca, a exemplo de faca, facão e canivete. Durante o feriadão, foi registrado apenas um caso de paciente vitimado por ferimentos de arma de fogo.
No mesmo período, o Pronto Socorro da unidade assistiu ainda 23 pacientes que sofreram vários tipos de quedas, como da própria altura, de escadas ou telhados, e cinco deram entrada na unidade com traumas diversos.
Também foram atendidas duas pessoas que sofreram mordidas de cães e uma por picadas de animais. Outras nove pessoas deram entrada na unidade hospitalar com quadro de intoxicação e um paciente foi internado em decorrência de queimaduras pelo corpo.
A qualidade da assistência assegurada pelo HRL é reconhecida frequentemente pela população que necessita dos serviços do hospital. É o caso da auxiliar administrativa Lílian Menezes Andrade, de 35 anos, que acompanha o filho L.D.A.S., de 3 anos, internado desde a última segunda-feira (3) na unidade com quadro de pneumonia.
‘É a primeira vez que precisei recorrer ao Hospital Regional. Meu filho está sendo muito bem atendido. As enfermeiras são muito atenciosas e o atendimento médico também foi muito bom. Não tenho do que reclamar”, afirmou.
O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.
No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.
Publicado: 9 de setembro de 2016, 18:43 | Atualizado: 9 de setembro de 2016, 18:43