Hospital Regional de Lagarto atendeu mais de 1.110 usuários na semana passada
Por Tito Lívio de Santana
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, voltou a atender na semana passada um grande número de vítimas de vários tipos de queda como da própria altura, de telhados e escadas. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a segunda-feira, dia 24, e o domingo, dia 30, pelo menos 70 pessoas vitimadas por quedas deram entrada no Pronto Socorro.
Em comparação à semana anterior, compreendida entre os dias 17 e 23 deste mês, quando foram atendidas na unidade 67 vítimas por quedas, o número registrado manteve-se estável.
De acordo ainda com os dados do Hospub, durante toda a semana passada, o Hospital Regional de Lagarto assistiu a 1.121 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre atendimentos clínicos e cirúrgicos.
Trânsito
Durante toda a semana passada, de acordo ainda com os dados do Hospub, o número de vítimas de violência no trânsito atendidas no HRL se manteve o mesmo, se comparado ao período entre os dias 17 e 23, quando o Pronto Socorro da unidade havia assistido 37 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos.
Entre a segunda-feira e o domingo passados, das 37 vítimas de violência no trânsito atendidas no HRL, em torno de 86%, ou seja, 32, foram de usuários envolvidos em acidentes motociclísticos. Além destes, o Pronto Socorro do Hospital Regional de Lagarto ainda assistiu duas pessoas que sofreram atropelamentos e três por acidentes automobilísticos.
Em relação à violência urbana, os plantões entre a segunda-feira e o domingo passados registraram 12 casos de agressões físicas, um de ferimentos por arma branca (faca, facão, canivete) e mais um por arma de fogo.
No mesmo período, deram entrada ainda no HRL 34 pacientes com traumas diversos, três por picadas de animais e dois por mordidas de cães. Também na semana passada, o HRL atendeu ainda um usuário que sofreu queimaduras pelo corpo e 11 que apresentaram quadro de intoxicação, sendo uma medicamentosa.
Cobertura
O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.
Devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.
É o caso do garotinho R.E.S.S., de apenas nove meses, que desde a sexta-feira, 28, está internado em uma das enfermarias da Pediatria do HRL. “Nós o levamos ao médico e ele nos encaminhou aqui para o Hospital de Lagarto, quando meu filho se submeteu a dois raios-X e a exames de sangue, ficando constatada uma bronquite alérgica e a necessidade de interná-lo”, conta o pai da criança, o funcionário público municipal Edmilson da Silva, de 54 anos, que reside com a família no município baiano de Fátima.
Ele reconhece a importância de poder ter contado com a assistência do Hospital de Lagarto, na hora em que seu filho adoeceu. “Em Fátima, o atendimento à saúde é péssimo. Não temos hospital de urgência. Lá tem uma maternidade, mas a maioria das crianças nasce aqui em Lagarto, em Aracaju e Antas (BA), onde meu filho nasceu. Pra mim, o atendimento aqui está sendo muito bom, tanto dos médicos quanto das enfermeiras”, ressaltou o servidor público.
Publicado: 31 de outubro de 2016, 17:43 | Atualizado: 31 de outubro de 2016, 17:43