Hospital Regional de Glória atende cerca de 30 mil pacientes nos cinco primeiros meses do ano

Por Luiza Sampaio

hospital de Glória - regional Gloria (1)Responsável por prestar assistência à população de nove municípios que integram a microrregião de Saúde Alto Sertão, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória é um importante equipamento de descentralização dos serviços da Rede Hospitalar Estadual.

Por mês, a unidade atende, em média, 6.500 usuários do SUS, nas especialidades Clínica Médica, Pediatria e Obstetrícia. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram 32.065 pacientes assistidos, cerca de 2.000 a mais que o registrado no mesmo período do ano passado.

O balanço, feito com base nos relatórios de produção da unidade, mostra que o Hospital Regional realizou 1.556 atendimentos laboratoriais em janeiro, 1.881 em fevereiro, 1.947 em março, 3.514 em abril, e outros 3.550 em maio, mês de maior movimento até agora, totalizando 12.448 acolhimentos deste tipo. No mesmo período, a unidade realizou 573 exames de Eletrocardiograma; a comparação com o ano passado revela um incremento de 10,5% na demanda deste procedimento.

O Hospital, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), também oferta a realização de Raios-X: foram 216 em janeiro, 287 em fevereiro, 421 em março, 289 em abril e 473 em maio, um total de 1.686 exames feitos.

Para a superintendente da unidade, Dejane Santana, os números que demonstram o importante papel na assistência à saúde daquela região. “Temos constatado a otimização do serviço ofertado, através da melhoria dos fluxos internos, o que garante atendimento à população de Glória e dos municípios circunvizinhos”, avalia a gestora.

hospital de Glória - regional Gloria (2)Para viabilizar essa assistência, o Pronto Socorro do Hospital Regional dispõe de 10 leitos de observação adulto, cinco pediátricos, dois de estabilização, 18 poltronas de observação e um leito de isolamento. Já na parte interna do Hospital há 12 leitos de internação não-crítica na Clínica Médica, quatro na pediátrica e mais dois de isolamento.

“Nos casos mais graves, os profissionais realizam a estabilização do paciente e, logo após, fazem o encaminhamento para unidades de alta complexidade”, esclarece Dejane Santana.

O Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória também possui capacidade Obstétrica com cinco leitos de pré-parto, 20 leitos operacionais e 79 leitos totais. Nestes cinco primeiros meses do ano, a unidade realizou 569 atendimentos no setor, entre partos normais, cesarianas e procedimentos de curetagem.

“Foram 113 em janeiro, 86 em fevereiro, 90 em março, 158 em abril e outros 122 em maio, sendo que o período em que mais realizamos partos foi o mês de abril”, detalha a superintendente.

Para o futuro

Em breve, as obras do Hospital Regional de Glória serão retomadas. De acordo com o diretor de Planejamento da SES, Evandro Galdino, houve o destrato com a construtora anterior, que não cumpriu com as determinações do contrato e o projeto da unidade foi refeito.

hospital de Glória - regional Gloria (4)“Foram feitas readequações no número de leitos, tanto do Hospital quanto da Maternidade, para que a estrutura da unidade atenda as reais necessidades da população que usufrui daquele serviço”, esclarece.

Segundo ele, será feita uma nova licitação – os processos burocráticos já estão em andamento – e a empresa ganhadora iniciará a reestruturação. “O recurso para a obra virá do Projeto Águas de Sergipe, do Banco Mundial. Ainda não foi assinado, mas estamos nas tratativas com a instituição”, informa Evandro Galdino. O resultado do projeto é algo muito esperado, não só pela gestão do Hospital, mas pela população de Nossa Senhora da Glória.

“Após a conclusão, poderemos melhorar a qualidade da assistência prestada, proporcionando mais conforto aos usuários do serviço e funcionários. A reforma também permitirá a ampliação da capacidade de leitos críticos e não críticos, possibilitando, ainda, espaço físico apropriado para abertura de setores com especialidades médicas. Isso evitará que os usuários  sejam transferidos para outros regionais”, analisa a superintendente da unidade.

Publicado: 6 de junho de 2016, 15:48 | Atualizado: 6 de junho de 2016, 15:48