Hospital Regional de Estância é importante retaguarda do Huse e já fez 42 mil atendimentos em 2016

Por Bárbara Kruschewsky

EstanciaO Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes (HRE), em Estância, funciona como uma importante retaguarda para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a unidade atende toda a região Centro Sul de Sergipe, recebendo pacientes dos municípios próximos à Estância como Arauá, Indiaroba, Santa Luzia, Pedrinhas, Itabaianinha, Boquim, Tobias Barreto, Umbaúba, entre outros.

 

Além de pacientes do Estado, o hospital também atende usuários do SUS de alguns municípios da Bahia como Jandaíra, Ribeira do Pombal e Paripiranga. A atuação do HRE é de extrema importância para desafogar o atendimento do Huse e descentralizar os atendimentos da Rede de Urgência e Emergência de Sergipe.

 

“Comprovando a resolutividade desse planejamento, o Hospital Regional de Estância realizou 42.000 atendimentos entre os meses de janeiro e fevereiro desse ano. O crescimento dos serviços de saúde prestados é evidente se compararmos com o mesmo período do ano passado, em que o HRE atendeu 9.400 pacientes”, destaca Luciana Carvalho, superintendente.

 

Atualmente o HRE conta com 64 leitos, dentre eles, 30 são de internamento clínico, 30 de internamento cirúrgico e 4 isolamentos.  São 49 médicos que prestam serviço para o hospital e os plantões diários sendo 3 clínicos, 2 pediatras, 2 cirurgiões e 1 anestesiologista. Além do serviço de urgência e emergência, o Hospital de Estância oferece serviços de raio-x, laboratório e eletrocardiograma.

 

“Um aparelho de hemodiálise está previsto para ser inaugurado até o mês de julho para integrar os demais serviços do HRE”, complementa a gestora.

 

Para o funcionamento eficaz da Rede Hospitalar de Saúde, a SES/FHS está revitalizando os seis Hospitais Regionais (Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, Estância, Nossa Senhora da Glória e Propriá). O próximo será o Hospital Regional de Estância.

 

“Somos a terceira unidade a receber melhorias. Primeiro foi o Hospital Regional de Propriá, depois Itabaiana, que já foi inaugurado e está lindo, cada vez mais resolutivo. A unidade de Estância inicialmente já está recebendo a reforma a parte elétrica. Agradecemos ao Governo do Estado, ao secretário da Saúde, José Sobral e toda sua equipe, que fazem uma excelente gestão e tem se preocupado com a revitalização das unidades”, completa.

Publicado: 22 de março de 2016, 19:05 | Atualizado: 22 de março de 2016, 19:05