Hospital de Urgências de Sergipe promove capacitação de suporte básico para casos de paradas cardiorrespiratórias

O treinamento focou, principalmente, na identificação precoce dos casos, para evitar complicações

Profissionais do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) participaram de capacitação para sobre estratégias hospitalares e técnicas de equipe para casos de paradas cardíacas respiratórias. O evento, realizado na terça-feira, 24, foi dividido em duas turmas. Ter uma equipe preparada para a identificação precoce de casos de paradas cardiorrespiratórias, assim como pronta para as ações posteriores ao reconhecimento dessa situação é fundamental. É o que destaca o enfermeiro especialista Marcelo Figueiredo. “Pacientes cardiorrespiratórios precisam ser tratados com urgência, pois a parada pode atrapalhar o fluxo de sangue do cérebro, do pulmão e do coração”, alerta.

Segundo ele, é prudente que todos os colaboradores da saúde saibam agir de forma correta e eficiente em uma parada cardiorrespiratória. “Se não reconhecida antecipadamente, o paciente não recebe uma assistência adequada, o que pode levar a complicações. Então é necessário que cada membro da equipe saiba o seu papel para ajudar no prognóstico do paciente”, relata Marcelo.

A capacitação também possui o intuito de orientar mais ainda os profissionais da saúde do Huse com técnicas de trabalho em equipe nesses casos, como salienta o enfermeiro. “O técnico de enfermagem, o enfermeiro e o médico não trabalham sozinhos. Por isso é importante que cada um saiba o seu papel desde o acionamento da equipe, o diagnóstico precoce, a vigilância e a prevenção”, frisa.

Publicado: 25 de janeiro de 2023, 17:50 | Atualizado: 25 de janeiro de 2023, 17:50