Hospital da Criança promove ação de conscientização sobre segurança do paciente

De maneira lúdica e informativa, profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes receberam orientações sobre as metas exigidas pela OMS

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes sobre a importância de manter o ambiente hospitalar seguro, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu uma ação de conscientização sobre “Segurança do Paciente”. A atividade foi realizada pelos estagiários de enfermagem da unidade sob orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (Scih) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HC. 

A equipe visitou todas as alas do hospital com o objetivo de explicar e orientar sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente exigidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São elas: Identificação correta do paciente; Comunicação efetiva; Uso seguro de medicamentos de alta vigilância; Cirurgia segura; Prevenção do risco de infecções e Prevenção do risco de queda. Para levar essas informações de uma maneira mais leve e didática, foram distribuídos jogos de caça-palavra, desenhos para colorir e álcool em gel para pacientes e acompanhantes. Além disso, durante a ação também foi feito um “adesivaço” no hospital com as seis metas preconizadas pela OMS. 

A enfermeira Luana Nunes, gerente do Scih do Hospital da Criança, destacou a importância de atrair tanto os acompanhantes, quanto crianças nesse tipo de ação, para que o paciente possa receber uma assistência segura e sem danos. “Esse ano, aqui no HC seguimos o tema da OMS, que é ‘Engajar o paciente na sua própria segurança’. Como aqui é um hospital pediátrico, nós focamos no acompanhante, mas também tivemos ações voltadas para as crianças. Nós tentamos trazer de uma forma lúdica a questão da importância da higienização das mãos, que é uma etapa em que as crianças podem contribuir com esse cuidado. E passamos essas orientações para elas por meio dos desenhos para colorir e da explicação do que seriam os germes e de como se transmite. Já para os pais, explanamos a importância do papel deles na segurança do paciente e também entregamos uma atividade lúdica de caça-palavras para que eles pudessem consolidar as orientações recebidas.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 20 de setembro de 2023, 12:12 | Atualizado: 20 de setembro de 2023, 12:12