Hospital da Criança orienta sobre cuidados essenciais para um verão seguro e divertido para os pequenos

É importante manter uma alimentação equilibrada mesmo durante as férias, incluindo frutas, vegetais, lanches saudáveis e não descuidar da hidratação

Durante o verão é preciso ter muito cuidado com as crianças, já que a exposição excessiva ao sol pode trazer complicações à saúde dos pequenos, como queimaduras, desidratação e problemas gastrointestinais. Por isso, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), enfatiza a importância do uso regular e da reposição a cada duas horas do protetor solar, especialmente em áreas sensíveis da pele. Beber bastante água também é crucial para prevenir a desidratação e a insolação.

No período mais quente do ano, a ênfase na proteção contra os raios solares é crucial para a saúde da pele das crianças. O médico pediatra e diretor do HC, William Barcelos, destaca a importância do uso regular de protetor solar, preferencialmente com fator de proteção solar adequado para a idade, como uma medida preventiva essencial. Além disso, a escolha de roupas leves de algodão, favorecendo a ventilação e minimizando o desconforto térmico também é importante.

“É importante evitar a exposição direta ao sol no período entre 10h e 16h, quando os raios UV estão mais intensos. Essas precauções simples, quando seguidas, contribuem significativamente para prevenir queimaduras solares e proteger a saúde da pele das crianças, permitindo um aproveitamento seguro e saudável das atividades ao ar livre”, orientou.

O médico pediatra ressalta, ainda, a importância de adequar atividades ao ar livre à faixa etária das crianças, com supervisão constante para evitar acidentes, especialmente em locais como parques e praias.

Alimentação e hidratação

No período de temperaturas elevadas é recomendado aumentar o consumo de frutas e verduras, priorizando as que possuem maior teor de água. Uma orientação importante é evitar alimentos industrializados, ricos em gordura e sal. É importante manter uma alimentação equilibrada mesmo durante as férias, incluindo frutas, vegetais, lanches saudáveis e não descuidar da hidratação.

A nutricionista da Rede Estadual de Saúde, Keyla Riane, enfatiza a necessidade de manter o corpo hidratado, especialmente no verão, incentivando o consumo de água, bebidas refrescantes e frutas ricas em água em todas as refeições. “A orientação inclui evitar fast food e bebidas açucaradas para promover uma hidratação saudável. É importante também fazer receitas práticas como picolés de frutas com água de coco ou sorvete refrescante de morango e banana para garantir uma hidratação adequada”, sugeriu. 

Adotando essas precauções, os pais podem assegurar um verão relaxante, seguro e divertido para as crianças, contribuindo para memórias felizes e experiências enriquecedoras.

Fotos: Flávia Pacheco e Erick’Ohara

Publicado: 17 de janeiro de 2024, 16:11 | Atualizado: 17 de janeiro de 2024, 16:11