Hospitais Regionais somam mais de 3 mil atendimentos durante o final de semana

Por Morgana Barbosa

A Rede de Urgência e Emergência do Estado garante assistência aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma descentralizada. Durante o último final de semana, entre os dias 16 e 18 de dezembro, os Hospitais Regionais de Propriá, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora da Glória realizaram, juntos, 3.233 atendimentos.

Em Estância, o Hospital Regional Dr. Jesse de Andrade Fontes contabilizou 503 atendimentos, sendo 302 na Clínica Médica, 104 atendimentos Cirúrgicos e 87 Pediátricos. De acordo com a superintendente da unidade, Luciana Carvalho, foram realizadas nove cirurgias, 13 internamentos e 12 transferências.

“Nesse período, 503 pacientes receberam alta, o que comprova a alta resolutividade da unidade. Vale ressaltar, também, que todas as transferências realizadas foram de pacientes ortopédicos que receberam primeiros atendimentos pelos nossos cirurgiões e, em seguida, foram conduzidos para a referência em Ortopedia”, destacou a gestora.

No Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão sergipano, foram atendidos o total de 478 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Contabilizamos 358 atendimento em Clínica Médica, 73 na Pediatria, 23 avaliações obstétricas, além de 12 partos”, elencou a gerente das unidades de internação do Regional de Glória, Fabrine de Almeida. Nesse mesmo período, a unidade registrou 11 altas médicas, 10 internamentos e cinco remoções.

Já o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atendeu, entre a última sexta-feira e o domingo, o total de 890 pacientes. Somente na especialidade de Clínica Médica foram atendidos 679 pacientes, 133 na Pediatria e 78 na Obstetrícia.

“Todos os pacientes que procuraram atendimento médico no Pronto Socorro foram atendidos, ficando internados apenas 10 pacientes. Os demais foram liberados para casa após receber atendimento médico adequado”, destacou a superintendente da unidade, Genisete Pereira.

Ainda de acordo com a gestora, apenas uma paciente foi transferida para a UTI de outra unidade de saúde, por necessidade de tratamento especializado. Todos os outros pacientes foram mantidos no Regional, mesmo casos graves, comprovando a qualidade dos serviços prestados à população.

Na maternidade 15 partos foram realizados nesse período. “Todas as gestantes que procuraram a Maternidade de Nossa Senhora do Socorro foram devidamente atendidas pela equipe de Obstetrícia, que manteve seu plantão aberto”, enfatizou Genisete Pereira.

Propriá e Itabaiana

O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, de Itabaiana, realizou 621 atendimentos no último final de semana. Entre todos os atendidos, 604 pacientes receberam alta em menos de 24 horas, o que significa uma resolutividade imediata de (97,3%).

A unidade hospitalar de Itabaiana registrou entre a sexta-feira, 16, e o domingo, 18, o total de 345 acolhimentos, com 338 altas médicas (98%); 93 casos de Ortopedia, com 85 altas médicas (92%); 76 suturas, com 74 altas médicas (97,4%); 76 observações pediátricas, com 76 altas médicas (100%); 31consultas em ambulatório, com 31 altas médicas (100%).

Na soma total dos acolhimentos, observações pediátricas e consultas em ambulatório durante o referido período, somam-se 452 atendimentos, o que significa 72,8% de procura por atendimento ambulatorial no ultimo final de semana.

No Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, foram atendidos 741 pacientes, sendo 373 na Clínica Média e 136 na Clínica Pediátrica. Somam-se a esses dados mais 90 atendimentos na Clínica Ortopédica, 82 na Cirúrgica e 34 na Clínica Ginecológica.

“Além disso, registramos 12 partos, duas curetagens, sete internamentos e cinco cirurgias eletivas, o que revela a garantia da assistência em saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde na região ”, acrescentou a superintendente da unidade, Ana Paula.

Publicado: 19 de dezembro de 2016, 18:53 | Atualizado: 19 de dezembro de 2016, 18:53