Hospitais Regionais: Socorro e Estância atendem a cima da média no final de semana

Por Luiza Sampaio

Hospital Regional de SocorroOs casos de atendimentos ambulatoriais continuam chamando atenção nos Hospitais Regionais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). São pacientes de complexidade baixa, que poderiam receber assistência nas unidades básicas de seus municípios.

Neste final de semana, entre os dias 26 e 28, somente em Nossa Senhora do Socorro, foram 836 pacientes recebidos, sendo que, 700 deles, foram atendidos, medicados e, logo após, liberados.

“Ou seja, 90% dos pacientes que procuraram o Pronto Socorro do Hospital Regional apresentavam casos clínicos que deveriam ser atendidos nos ambulatórios. Isso acaba aumentando a demanda e atrasando a assistência médica”, comenta a superintendente do Hospital de Socorro, Genisete Pereira.

Ela lembra que o atendimento é realizando a partir da classificação de risco. “As situações mais graves são priorizadas”, ressalta.

Do total de pacientes recebidos, 603 foram destinados ao setor clínico adulto, 156 ao pediátrico e 77 para a maternidade. “Realizamos, ainda, 12 partos e três procedimentos de curetagem”, contabiliza a gestora.

Estância

No município de Estância, o Hospital Regional Jessé de Andrade Fortes registrou 334 atendimentos na sexta-feira, 26, dia de maior movimento; 316 no sábado, 27; e outros 271 no domingo, 28.

“Do total contabilizado nesse final de semana, 921, somente 11 pacientes necessitaram de internamento, reforçando a resolutividade do regional”, avalia a superintendente, Luciana Carvalho.

Assim como em Socorro, o Regional de Estância recebe muitos pacientes ambulatoriais, que poderiam ser atendidos nas unidades básicas de saúde.

“Todos são assistidos da melhor forma, mas esse aumento, é claro, acarreta numa espera maior para receber o atendimento. Cinco cirurgias foram realizadas pelo hospital, sem necessidade de remoção. Mas esse aumento, é claro, acarreta em uma espera para receber o atendimento”, declara a gestora.

Publicado: 29 de fevereiro de 2016, 20:04 | Atualizado: 29 de fevereiro de 2016, 20:04