Hospitais Regionais mostram resolutividade nos atendimentos de urgência e emergência
Por Luiza Sampaio
A descentralização da saúde pública em Sergipe é possível devido à forte atuação dos Hospitais Regionais em todo o Estado. No Baixo São Francisco, por exemplo, a população de 16 municípios conta com a assistência ofertada pelo Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá. Somente no último final de semana, a unidade atendeu 790 pacientes, sendo 459 na especialidade Clínica Médica, 154 na Pediatria, 35 na Ginecologia, 68 na Clínica Cirúrgica e 57 na Ortopedia. Ainda foram realizados três Partos, seis internamentos e oito cirurgias.
Em Nossa Senhora da Glória, Região do Alto Sertão sergipano, o Hospital recebeu 584 usuários do Sistema Único de Saúde. Os atendimentos foram divididos entre 404 pacientes na especialidade Clínica Médica, 13 na Sala de Procedimento, 135 na Pediatria, além de 32 avaliações obstétricas. “Na maternidade, foram realizados 10 partos e um procedimento de curetagem. Já no internamento clínico, a unidade contabilizou 19 pacientes”, informa a superintendente do Regional, Dejane Santana.
No Leste Sergipano, 12 cidades contam com o serviço oferecido pelo Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, que entre 21 e 23 de outubro, recebeu 851 pacientes. “Nossa média de atendimento tem crescido nos últimos meses, graças à otimização da estrutura física e dos recursos humanos da unidade”, avalia a superintendente, Genisete Pereira. Foram 598 usuários do SUS na Clínica Médica, 158 na Pediatria e 95 na Obstetrícia. Apenas 13 pessoas ficaram internadas, as demais foram liberadas para casa após atendimento médico adequado.
“Todas as gestantes que procuraram a Maternidade de Nossa Senhora do Socorro, foram devidamente atendidas pela equipe de obstetrícia, que realizou cinco partos e sete curetagens”, informa a gestora. A unidade registrou, ainda, uma transferência para a Unidade Coronariana do Hospital Cirurgia, devido à necessidade de tratamento específico da cardiologia. “Os demais pacientes foram mantidos no Regional, mesmo sendo casos graves, comprovando a qualidade dos serviços prestados à população”, ressalta Genisete Pereira.
Estância e Itabaiana
Já em Estância, foram 658 atendimentos nas especialidades Clínica Médica (334), Pediatria (154) e Clínica Cirúrgica (105). A unidade registrou 20 internamentos no período, além da realização de sete cirurgias. “Foi um final de semana um pouco a cima da média, mas com alta resolutividade, onde 86% dos pacientes receberam alta médica logo após atendimento adequado”, avalia a superintendente do Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, Luciana Carvalho.
O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, de Itabaiana, realizou 647 atendimentos no último final de semana, sendo 96% dos pacientes receberam alta em menos de 24 horas após a assistência médica prestada. A unidade registrou 356 acolhimentos, com 351 altas médicas (98,5%); 85 casos de ortopedia, com 79 altas médicas (93%); 130 suturas, com 117 altas (90%); 60 observações pediátricas, com 59 altas (99%); uma observação de adultos, com alta média; e 15 consultas em ambulatório, todas com alta.
Publicado: 25 de outubro de 2016, 15:09 | Atualizado: 25 de outubro de 2016, 15:09