Hospitais Regionais mantém média de atendimento no final de semana
Por Luiza Sampaio
Prezando pela descentralização da saúde pública em Sergipe, os Hospitais Regionais, geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), oferecem atendimento de urgência e emergência em todas as regiões sergipanas, evitando que os usuários do SUS precisem recorrer às unidades da capital para receber assistência médica qualificada.
A cada final de semana, essa eficiência fica ainda mais clara com o balanço divulgado pelos Regionais. Em Nossa Senhora do Socorro, por exemplo, nesses últimos três dias, 849 pacientes foram atendidos, sendo 544 no setor Clínica Médica, 219 na Pediatria e outros 86 na Obstetrícia. Do total de usuários recebidos, 90% foi liberado logo após receber o atendimento adequado, comprovando a resolutividade do Hospital.
“O período também registrou apenas duas transferências. Uma para o Hospital de Cirurgia, por necessidade de assistência vascular avançada, e a segunda para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), pois o paciente precisava de atendimento de alta complexidade”, informa a superintendente, Genisete Pereira.
A maternidade do Regional de Socorro manteve os plantões abertos, realizando 18 partos e três curetagens.
Glória e Estância
Entre os dias 3 e 5 de junho, o Hospital Regional de Nossa da Glória, responsável por prestar assistência médica aos usuários do SUS da Região de Saúde Alto Sertão, atendeu 547 pacientes, sendo 414 na Clínica Médica, 111 na Pediatria e 22 na Obstetrícia. Deste total, apenas 19 pessoas necessitaram de internamento e 11 receberam alta, o que demonstra a qualidade da assistência prestada.
“Outro importante dado do final de semana foi a quantidade de remoções: apenas cinco, por se tratar de casos de alta complexidade”, ressalta a superintendente da unidade, Dejane Santana. A maternidade do Regional de Nossa Senhora da Glória também registrou 21 partos.
Já em Estância, no Sul Sergipano, o Hospital Regional atendeu 500 pacientes nesses últimos três dias, 162 na sexta-feira, 177 no sábado e 161 no domingo. Deste total, 422 usuários do SUS receberam alta médica (84,4%) e apenas 14 necessitaram de internamento, comprovando a alta resolutividade da unidade hospital estadual. Além disso, foram realizadas 10 cirurgias.
Publicado: 6 de junho de 2016, 17:35 | Atualizado: 6 de junho de 2016, 17:35