Hospitais Regionais apresentam grande resolutividade no final de semana

Por Luiza Sampaio

Hospital de SocorroDescentralizando o serviço de saúde pública oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), os Hospitais Regional vêm otimizando o atendimento no interior sergipano. Prova disso são os números registrados a cada balanço de final de semana.

 

Somente em Nossa do Socorro, por exemplo, foram 788 pacientes recebidos nos últimos três dias, entre 6 e 8 de maio, com 90% de alta médica.

 

Entre os atendimentos, 520 foram na especialidade clínica médica, 204 na pediatria e outros 40 na obstetrícia, comprovando não somente a resolutividade do regional, mas, também, o trabalho qualificado realizado pelos profissionais de saúde, como analisa a superintendente da unidade de Socorro, Genisete Pereira.

 

“É importante destacar que não houve transferência para outros hospitais da Rede, pois todos os casos receberam a assistência adequada”, ressaltou.

 

Ainda no último final de semana, a maternidade do hospital contabilizou 14 partos e quatro curetagens, mantendo os plantões abertos, sem necessidade de transferência de gestantes para outras unidades.

 

Já no Alto Sertão, no Regional de Nossa Senhora da Glória, foram registrados 528 atendimentos no fim de semana, sendo 417 na clínica médica, 92 na pediatria e 19 na obstetrícia, além de 20 internamentos.

 

Itabaiana e Estância

 

O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, realizou 285 atendimentos na sexta-feira, 142 no sábado e outros 137 no domingo, totalizando 564 pacientes recebidos. Desses, 533 receberam alta no mesmo dia, ou seja, 94,5% de resolutividade.

 

“A unidade também não realizou remoção, nem registrou óbitos. Além disso, apenas 30 usuários do SUS permaneceram internados”, detalhou o superintendente, Darcy Tavares.

 

Em Estância, foram 493 pacientes assistidos na emergência do Hospital Dr. Jessé de Andrade Fontes, com 423 altas e 18 internamentos. “A unidade realizou, ainda, 11 cirurgias no final de semana, sendo três na sexta-feira (apendicite, vasectomia e hérnia” e outras oito no domingo (laparotomia e debridamento)”, informou a superintendente do regional, Luciana Carvalho.

Publicado: 9 de maio de 2016, 19:34 | Atualizado: 9 de maio de 2016, 19:34