Hemose: Voluntários realizam campanhas e doam sangue no sábado solidário

Por Rosângela Cruz 

 

As campanhas do projeto ‘Vigilante Sangue Bom’ e ‘Corrente do Bem’ colaboram com a doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). As ações com um saldo de 198 doações efetivadas nos dias 15 e 16, respectivamente sexta e sábado, têm como finalidade compor o estoque de sangue e hemocomponentes da unidade para assegurar o atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado.

 

Dos 30 alunos do curso de formação de vigilante, alguns doadores. Outros realizaram a primeira doação, a exemplo de Dailson Correia Santos Mota, que foi estimulado pelo Centro de Formação e Reciclagem em Segurança (Infante). De acordo com Jofre Pinheiro, coordenador da escola, o projeto tem como finalidade incentivar um dia de cidadania.

 

“O ato de doar sangue é de grande importância social. Inserimos na grade curricular da escola esse serviço para incentivar um dia de cidadania entre nossos alunos, e, principalmente, prestar mais esse serviço a sociedade”, ressaltou o coordenador do Infante.

 

Os jovens da ação “Corrente do bem’ exercitam a cidadania através de ações sociais destinadas a levar apoio emocional e a doação de utensílios para gestantes e famílias carentes. A jovem Islla Cristina dos Santos Oliveira, 18 anos, relatou que recentemente o grupo arrecadou roupas, fraldas e alimentos para ajudar a família de um bebê com microcefalia.

 

“Ao sabermos a necessidade das famílias, realizamos as reuniões para decidir qual ação faremos para arrecadar os donativos ou o dinheiro que utilizamos para compra dos materiais”, explicou a doadora ao descrever a satisfação das pessoas beneficiadas. “Quando entramos em contato com eles, todos ficam emocionados em saber do nosso interesse em ajudar”, relatou Islla.

 

Para Caroline Conceição de Oliveira, 18 anos, membro do grupo ‘Corrente do bem’, o dia foi para contribuir com as ações dos amigos e também para fazer sua primeira doação de sangue. “Foi simples e rápido”, avaliou a jovem.

 

Avaliação

 

A gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, destacou que a sociedade está mais atenta as ações de responsabilidade social.

 

“Temos projetos que buscam educar seus participantes para o ato da doação de sangue e grupos de jovens que estão engajados em promover ações sociais para ajudar a população de forma geral”, ponderou.

 

Doação de sangue

 

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal.

 

É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 18 de abril de 2016, 17:50 | Atualizado: 18 de abril de 2016, 17:50