Hemose: serviço de doação de sangue recebe campanha ‘Escolar Sangue Bom’
Por Rosângela Cruz
No último sábado, 28, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu a campanha ‘Escolar Sangue Bom’ com a participação de cerca de 40 profissionais que trabalham no sistema de Transporte Escolar em Aracaju. A iniciativa do grupo, junto com os demais voluntários que procuraram a unidade, resultou em 70 doações de sangue para composição do estoque.
De acordo com Altran Cruz, a proposta para uma doação de sangue com a participação da categoria, surgiu para prestar serviço à sociedade. “Somos 250 profissionais permissionários que trabalham com o transporte escolar na capital. Queremos colaborar com essas pessoas que precisam de sangue em seus tratamentos”, disse ao contar que não pode doar, mas aproveitou a campanha para trazer a esposa, Denise Silva. “Ela é doadora universal. Tem o sangue O negativo”, avisou.
Além do ato regular da doação mensal, a categoria pretende colaborar com o transporte de voluntários. “Quando a instituição tiver um grupo de no mínimo quinze pessoas das igrejas católicas ou evangélicas e, necessitar desse apoio para fazer o deslocamento, iremos ajudar fazendo esse transporte do doador até o Hemose. Só precisamos de um contato prévio para definir horários e locais”, ressaltou Altran.
Para a gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, a ideia da campanha organizada pelos profissionais do transporte escolar reforça o compromisso da comunidade com o serviço. Ela argumentou que a divulgação da importância da doação feita através dos grupos fidelizados e até pelas redes sociais acabam colaborando para despertar o espírito solidário na população.
“Percebemos nos contatos diários que o setor recebe essa curiosidade em saber como fazer para organizar campanhas. Outra situação está relacionada às informações de como ajudar a um determinado paciente cujas mensagens com pedidos de doação de sangue foram compartilhadas por familiares através das redes sociais. Dessas iniciativas surgem os grupos”, informou.
A doação de sangue tem que cumprir critérios orientados por legislações que regulamentam o serviço de doação de sangue. Dentre as condições básicas para que o cidadão possa doar estão: a idade de 16 a 69 anos, estar bem de saúde e ter peso acima de 50 quilos e, apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. “É considerado documento oficial, carteira de identidade, carteira de motorista e carteira de trabalho”, concluiu Rozeli Dantas.
Publicado: 30 de maio de 2016, 15:45 | Atualizado: 30 de maio de 2016, 15:45