Hemose: Semana do Doador inicia com parcerias solidárias para doação de sangue

Voluntários da Policia Rodoviária Federal (PRF) e o grupo Cruz das Graças do município de Nossa Senhora Aparecida colaboraram com o serviço de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

As iniciativas integram a Semana do Doador de Sangue e tem como finalidade destacar a importância da doação de sangue, serviço responsavel pelo atendimento da demanda transfusional de pacientes na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Danta, aproveitou para parabenizar antecipadamente os doadores, pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro. “Também queremos convidar a todos os cidadãos, para ajudar a salvar vidas”, salientou a assistente social.

“Doar sangue é um ato de amor ao próximo, não irá afetar minha saúde. Faço questão de ajudar”, sintetizou o policial rodoviário federal Rogério Carvalho que participou da ação junto com outros colegas doadores.

Oriundo do povoado Cruz das Graças, em Nossa Senhora Aparecida, Diego Santos participou da campanha com a mãe, Maria José. “Estou aqui para fazer o bem através da minha doação”, frisou. “É algo muito importante a doação de sangue”, completou a mãe, doadora de sangue.

Coordenador da ação de Cruz das Graças, o funcionário público Valdemir Evangelista renovou sua doação de sangue junto com familiares e amigos. “Nosso grupo vem doar pelo menos três vezes ao ano. Buscamos ajudar e também, é uma forma de retribuir a ajuda que recebi quando meu filho precisou”, salientou ele.

Ao longo da semana o hemocentro também recepcionará outros grupos fidelizados e instituições parceiras como, Igreja Adventista do Sétimo Dia de São José, em Japaratuba, Setransp, Gacc, Superintendência Municipal de Transporte de Trânsito (SMTT) Aracaju, dentre outros órgãos.

Estoques

Atualmente todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab, positivo e negativo, estão com os estoques em níveis instáveis, com uma coleta diária que chega apenas, 70 doações de sangue. “Queremos contar com todos os cidadãos  em bom estado de saúde para vim doar”, convidou Rozeli Dantas.

Serviço

Para doar é preciso ter idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50 Kg, comparecer ao Hemocentro bem alimentado portando um documento oficial, original com foto válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000/8039 e 3259-3174.

Publicado: 23 de novembro de 2022, 16:03 | Atualizado: 23 de novembro de 2022, 16:03