Hemose registra 1.321 doações de sangue durante campanha do Carnaval

Por Rosângela Cruz 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) contabilizou 1.321 doações de sangue relativas às campanhas preparatórias para o feriado prolongado de Carnaval. Nestes treze dias de ações, o serviço recebeu o apoio de três grupos voluntários e parceiros fidelizados, além da doação de reposição, destinada a pacientes com cirurgias eletivas na Rede Hospitalar do Estado.

De acordo com dados estatísticos do Hemocentro, somente no sábado, dia 6, foram efetivadas, 95 doações e mais 28, na segunda-feira, ponto facultativo de carnaval. Um exemplo de ação solidária foi do grupo de Cristinápolis que integra o projeto Salve + 1. Eles decidiram doar no feriadão para atender, ao pedido de um familiar do grupo.

“Ao saber que uma prima precisava fazer transfusão sanguínea antes da cirurgia falei com os colegas do grupo. Tomamos alguns cuidados necessários antes da doação e aqui estamos preparados para ajudar”, explicou Osnir Fontes Santos, responsável pelo projeto.

João Lopes da Silva aproveitou que estava de folga para ajudar a quem necessita. “Osnir nos informou da cirurgia da prima e não pensei duas vezes. Acho importante fazer o bem. Temos que pensar que ninguém sabe o dia de amanhã”, declarou o motorista.

Os irmãos Fernando Marcelo da Silva Alves, Paulo Tadeu da Silva Alves e Elaine Cristina da Silva Alves, também colaboraram com o serviço para cirurgia da avó. “Fiquei de repouso no domingo para poder doar na segunda-feira”, detalhou Paulo, ao afirmar que retornará para novas doações.

“Esse serviço é importante, por isso, pretendo me tornar um doador regular”, ressaltou.

A gerente de Coleta do Hemose, Florita Aquino, acompanhou os doadores na segunda de Carnaval.

“Tivemos um saldo bastante positivo durante as campanhas. Percebemos que as pessoas estão mais sensíveis para ajudar”, disse ao lembrar que a manutenção do estoque de sangue é diária. “Nesses períodos de feriados prolongados precisamos preparar o estoque para atender a demanda normal e se ocorrer necessidade pacientes que são atendidos nos serviços de urgência e emergência da rede hospitalar”, salientou a enfermeira.

Rede hospitalar

O Hemocentro de Sergipe atende a demanda transfusional do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospitais Regionais de Itabaiana, Lagarto, Estância e Nossa Senhora do Socorro.

Nessas unidades funcionam as Agências Transfusionais (AT), serviço intra-hospitalar que realiza transfusões sanguíneas com a retaguarda do Hemose. O armazenamento de hemocomponentes, a prova de compatibilidade entre doador e receptor, transfusão de plaquetas e hemácias liberadas, são alguns dos serviços realizados por essas agências.

 

Serviço

 O Hemose é responsável pelos serviços de coleta, processamento, produção e dispensação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar do Estado. A doação de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 11 de fevereiro de 2016, 16:43 | Atualizado: 11 de fevereiro de 2016, 16:43