Hemose realiza visitas técnicas para orientar sobre estrutura adequada para coletas externas de sangue

O serviço tem como objetivo prestar atendimento de qualidade aos doadores sergipanos

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) disponibiliza o agendamento de visitas técnicas para realização do programa de coleta externa de sangue. Por meio dessa inspeção, a gerência de Ações Estratégicas alinha com o parceiro a logística de espaços onde irá funcionar o cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e hidratação dos voluntários.

A visita antecipada cumpre critérios técnicos do Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamentam os serviços de hemoterapia no Brasil. Em Sergipe, a coleta somente é liberada após uma inspeção técnica feita pela Divisão de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo o enfermeiro Roney Bantim, todo o processo que envolve a coleta de sangue, além de seguir as normas técnicas, tem como objetivo prestar um atendimento de qualidade aos doadores. “O sangue é um tecido vivo. Por isso, todo o processo tem que ser feito de forma segura para preservar os hemocomponentes”, justifica ele.

Sensibilização

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, por meio das coletas externas o Hemose busca sensibilizar o público sobre a importância da doação de sangue, como um ato regular.  O homem pode doar a cada 60 dias e, a mulher, o intervalo é de 90 dias, totalizando três doações ao ano.

“A população brasileira não tem o hábito de doar, sendo assim, boa parte do público que colabora com o serviço é formado por pessoas que doam sangue quando percebe que têm pacientes precisando”, comenta a assistente social.

Serviço

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os agendamentos para campanhas de doação em grupo, cadastro de medula óssea e visitas técnicas aos laboratórios para as escolas e instituições de ensino. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 26 de outubro de 2023, 12:41 | Atualizado: 26 de outubro de 2023, 12:41