Hemose realiza coleta externa de sangue no Banese e abre ações do Junho Vermelho

Campanha visa atrair o público e ampliar doações de sangue no mês dos festejos juninos no estado

O programa de coleta externa de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 145 cadastros com 110 doações de sangue durante a ação realizada nesta terça-feira, 11, no centro administrativo do Banco do Estado de Sergipe (Banese), em Aracaju. A campanha integra as ações do Junho Vermelho para motivar e aumentar as doações de sangue durante o período dos festejos juninos.

Servidora do setor de compras e contratos do Banese, Carlota Zilling comentou sobre o orgulho de ser doadora há dez anos. ”Eu faço pelo menos duas doações ao ano e sinto que minha atitude é positiva para um grupo de pessoas que necessitam desse sangue que chega para renovar vidas”, disse.

Para a gerente da área de saúde e bem-estar do Banese, Denise Delgado, a parceria com o Hemose serve para ajudar no apoio do serviço para o atendimento de pacientes da Hemorrede. “A gente faz questão de mobilizar os colaboradores para essa boa ação de generosidade. Temos nossos profissionais que se disponibilizam em ajudar a sociedade, especialmente nesse mês de grande necessidade por conta das festas juninas”, ressaltou.

Ampliação da doação

A gerente de ações estratégicas do Hemocentro, Rozeli Dantas, avalia como positivo o resultado da coleta externa em parceria com o Banese. “Tivemos uma colaboração significativa de profissionais de todas as áreas do banco que se disponibilizaram em apoiar o serviço de doação de sangue. Esse trabalho busca aumentar as doações  e a manutenção dos estoques dos sangues”, frisou Rozeli.

Para finalizar, ela lembrou ainda que durante o período junino, as doações de sangue sofrem uma redução, enquanto a demanda nos hospitais aumenta, em função de acidentes nas estradas e no trânsito, decorrente do uso de bebidas alcóolicas e do manuseio de fogos de artifícios.

Critérios para doar

Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 quilos e comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial, original com foto. O homem pode doar num intervalo de 60 dias e a mulher, 90 dias, não ultrapassando três doações em um ano. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 11 de junho de 2024, 17:04 | Atualizado: 11 de junho de 2024, 17:04