Hemose realiza coleta externa de sangue na Procuradoria Geral do Estado

Campanha faz parte do projeto ‘Sangue de casa também faz milagre’, para motivar a doação junto aos servidores da administração pública

Nesta quarta-feira, 29, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou ação de coleta externa na Procuradoria Geral do Estado (PGE) que resultou em 55 doações de sangue. A parceria, que teve como objetivo promover a manutenção dos estoques sanguíneos, integra as ações do projeto ‘Sangue de casa também faz milagre’, para estimular a doação entre servidores públicos do Estado e municípios sergipanos.

A campanha mobilizou colaboradores e profissionais que compartilharam o desejo de ajudar, como Jadson Ferreira da Costa. “Achei ótimo poder dar minha contribuição, doando aqui no meu local de trabalho”, comentou o servidor. 

A psicopedagoga Adma Silva Lima Santos atendeu ao convite da filha para participar da campanha na Procuradoria. “Faço questão de, pelo menos duas vezes ao ano, ajudar através da minha doação de sangue”, salientou Adma.

De acordo com o enfermeiro e triador clínico do hemocentro, Roney Bantim Magalhães, as coletas externas funcionam como um instrumento para divulgar e sensibilizar a comunidade para doação de sangue como um ato frequente, sendo que o homem pode doar a cada 60 dias e a mulher, 90 dias. “Hoje foi nossa primeira ação em parceria com a Procuradoria Geral do Estado. Esperamos retornar em breve com mais uma ação solidária”, destacou.

Ampliação das doações

Durante o mês de maio, a unidade coletou uma média diária de 70 doações. Contudo, a meta é aumentar esse número para 120 doações de sangue diárias, destinadas a atender à demanda transfusional da rede hospitalar pública e conveniada, além de formar estoque de segurança.  

Funcionamento do Hemose no feriado

No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 30, não haverá atendimento ao público. A liberação de sangue e demais hemocomponentes ocorrerá em regime de plantão durante 24 horas para atendimento da rede hospitalar. Na sexta-feira, 31, a unidade reabre das 7h às 11h, para atendimento ao público e manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos.

Serviço

Para realizar a doação de sangue, é preciso observar alguns critérios básicos, como estar bem de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento original, oficial, com foto válido em todo território nacional. Mais informações nos telefones: 3225-8039 e 3225-8039.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 29 de maio de 2024, 16:42 | Atualizado: 29 de maio de 2024, 16:42