Hemose leva cadastro de medula óssea para Faculdade Mauricio de Nassau
Por Rosângela Cruz
Na última quinta-feira, 22, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou uma ação para o cadastro de medula óssea na Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju.
De acordo com Rozeli Dantas, gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, a iniciativa teve como objetivo estimular a multiplicação das informações sobre o cadastro para ampliar o número de inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
“Esses alunos serão os divulgadores da campanha para o cadastro de medula óssea que faremos em parceria com a faculdade. Os estudantes voluntários poderão colaborar ajudando no preenchimento do formulário com informações pessoais do candidato a doador de medula. Este é o primeiro passo para se inscrever no Registro Nacional”, pontuou.
Na ocasião, a assistente social reforçou as informações relativas ao cadastro de medula óssea. Dentre os critérios para fazer o cadastro é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças infecciosas. Os voluntários devem apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional, em seguida preenchem um formulário com informações pessoais.
A coordenadora da Saúde da Faculdade Maurício de Nassau, Daniela Gondim, participou da palestra junto com os estudantes. “Esse momento preparatório é uma forma em que todos os lideres e vice-líderes envolvidos podem tirar dúvidas e saber como irão abordar o tema com os colegas sobre a campanha. Eles serão futuros profissionais da área de saúde, por isso, é importante adquirir essa consciência da importância dos serviços”, completou.
Medula óssea
Para fazer parte do cadastro de medula óssea também é coletada uma amostra com 5 ml de sangue. O material é encaminhado para análise no laboratório de Histocompatibilidade (HLA), que verifica as características genéticas entre o doador inscrito no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e o receptor, inscrito no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).
Essas informações ficam no banco de dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mais detalhes sobre os serviços através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 23 de setembro de 2016, 13:00 | Atualizado: 23 de setembro de 2016, 13:00