Hemose: grupos fidelizados incentivam a doação de sangue através de campanhas

Por Rosangela Cruz

 

No último sábado de janeiro, 30, a solidariedade e responsabilidade social foram as marcas das campanhas recepcionadas pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A unidade recebeu os grupos Missão Calebe, da Igreja Adventista do Mosqueiro, Movimento Azulino, Trovão Azul e Torcida Jovem, da Associação Desportiva Confiança que colaboraram com o serviço através do ato de doar para ajudar a salvar vidas.

 

A fidelização dos grupos reforça o compromisso com o próximo. O serviço de Captação trabalha com a perspectiva de tornar o acesso à doação um ato regular.

 

“Esses grupos são parceiros do Hemocentro e, principalmente,  da vida. Esse sangue é coletado diariamente, passa por análises sorológicas, depois é processado e dispensado para rede hospitalar”, explicou a gerente do setor, assistente social Rozeli Dantas.

 

Ela reafirmou que as campanhas antecedeM o feriado do Carnaval. A unidade trabalha para ampliar de 70 para 90, o número de doações dia durante a semana. Neste momento são necessárias doações de todos os tipos sanguíneos, em especial os tipos A e O positivo, além do O negativo, que é doador universal.

 

Anderson Santana, responsável pelo grupo movimento Azulino, lembrou que a ação entra em seu quinto ano.

 

“Realizamos a mobilização dos torcedores de forma voluntária. A ideia é que todos aqueles que querem doar possam se organizar para comparecer ao Hemose até a próxima sexta-feira, dia 5, quando encerraremos a campanha”, informou.

 

Com o intuito de ajudar a salvar vidas, integrantes da Missão Calebe da Igreja Adventista do Sétimo Dia unidade do povoado São José, no Mosqueiro também colaborou com a doação no Hemocentro. Sidney Marques Silveira, contou satisfeito que conseguiu fazer sua segunda doação de sangue.

 

“Convidei os colegas para vim ao Hemose praticar esse gesto. Nosso grupo saiu do povoado com seis pessoas, e, somente dois não puderam doar. Pra gente é gratificante saber que vamos ajudar todos aqueles que precisam do sangue”, disse o doador.

 

José Domingos Marques da Silveira da Missão Calebe também confirmou o compromisso com os irmãos necessitados. “A gente sabe que vai ajudar alguém. Para nós esse é o motivo principal de estar aqui, sabemos que vai salvar vidas”, completou o doador.

 

Serviço

 

Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Publicado: 1 de fevereiro de 2016, 17:58 | Atualizado: 1 de fevereiro de 2016, 17:58