Hemose destaca importância do Dia Nacional do Doador de Sangue

Nesta sexta-feira, 25, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizará às 8h, uma comemoração na sede da unidade, em Aracaju. 
“Essa é uma data especial para os hemocentros brasileiros e, para todos que, num gesto voluntário, de amor genuíno, se dedica em ajudar a salvar vidas”, salientou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.

A programação do dia, contará com homenagens a voluntários, com maior quantidade de doações de sangue, menor de idade, doador de plaquetas por aférese, aniversariante do dia, além de grupos fidelizados e instituições parceiras que apoiam o serviço de doação. 


O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 169.119 voluntários que realizam no mínimo uma doação ao ano. A instituição atende 33 unidades de saúde entre hospitais e maternidades da rede pública e conveniada. Ao todo, as unidades realizam uma média de 2 mil transfusões de sangue ao mês, que atendem cirurgias de grande porte, pacientes portadores de leucemias, anemias crônicas, em tratamento oncológico, renais crônicos, portadores de anemia falciforme, dentre outras enfermidades.


Das doações efetivadas diariamente na unidade de hemoterapia, 71,40% são do público masculino e 28,60% são doações femininas. O percentual de jovens na faixa etária de 18 a 28 anos de idade corresponde a 39% das doações registradas. O serviço ambulatorial do Hemose também oferece atendimento com equipe multidisciplinar para pacientes portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias, a exemplo da hemofilia, talassemia, anemia falciforme, doença de Von Willebrand e Gauche. 


Sobre a data 
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco. A criação da data teve como finalidade homenagear os voluntários e estimular a população brasileira para o ato regular da doação de sangue. 


O que: Dia Nacional do Doador de Sangue 
Quando: 25 de novembro – sexta-feira 
Horário: 8h às 10h 
Local: Hemose, na Avenida Variante 1, S/N, Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Bairro Capucho

Publicado: 25 de novembro de 2022, 10:34 | Atualizado: 30 de novembro de 2022, 09:59


Publicações Relacionadas