Hemose convida voluntários para colaborar com doação de sangue no sábado

Por Rosângela Cruz

Gerente de Coleta do Hemose, Florita AquinoO Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que nesta sexta-feira, 8, feriado da Emancipação Política de Sergipe, o serviço de doação de sangue não funcionará. Já no sábado, dia 9, a unidade abre das 7h às 11h, para manutenção dos estoques de todos os tipos sanguíneos A, B, O e Ab positivo e negativo.

De acordo com informações da gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino, o sangue coletado e processado no hemocentro é utilizado para o atendimento dos serviços de urgências e emergências da Rede Hospitalar do Estado para combater hemorragias, além de pacientes com anemia hereditária e em tratamentos oncológicos que precisam de transfusões sanguíneas frequentes.

“A depender da prescrição médica, esse é um público que faz uso do sangue ou um dos seus hemocomponentes até duas vezes ao dia. Por isso que é importante a solidariedade dos familiares e dos doadores regulares para renovar sua doação”, ressaltou ao acrescentar que todos os voluntários são bem-vindos.

“A quantidade de sangue no estoque é razoável. Esse chamado é uma medida de prevenção para assegurar o atendimento dos usuários”, completou Florita Aquino.

Para doar sangue, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto, válido em todo território nacional. Pode ser a carteira de identidade, de motorista ou a carteira de trabalho.

Doação visa manutenção dos estoques do HemoseNo dia da doação é necessário comparecer ao serviço bem alimentado, durante o ato é coletado de 300 até 450 ml de sangue. Além disso, os doadores devem dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação e não devem fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede a coleta.

Serviço

O Hemose espera você à avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações sobre os serviços de doação de sangue e cadastro de medula óssea, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 7 de julho de 2016, 18:06 | Atualizado: 7 de julho de 2016, 18:06