Guarda Municipal de Socorro inicia Dia ‘D’ para estimular a pratica da doação de sangue no Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu a campanha Dia ‘D’ para doação de sangue organizada pela Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro. A iniciativa em defesa da vida visa incentivar o ato regular da doação entre os membros da corporação e a comunidade socorrense.
De acordo com o doador e membro da equipe de organização da ação, Jhonny David, a doação de sangue dos Guardas Municipais, integra um cronograma de atividades que prossegue até o final do mês. “Temos um calendário e naqueles meses programados percorremos escolas e as comunidades prestando serviços a população como orientações de segurança, distribuição de alimentos e a doação de sangue para ajudar o tratamento dos pacientes”, explicou.
A gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, assistente social  Rozeli Dantas, ressaltou o compromisso social das categorias profissionais. “As campanhas de grupos fidelizados são um diferencial para ajudar na manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos”, comentou ao destacar que as parcerias do hemocentro com a Guarda Municipal de Socorro e com outras instituições militares, como Exército, Aeronáutica e Capitania dos Portos são de extrema importância. “Eles organizam as campanhas trimestralmente”, relatou.
Para os grupos dispostos em contribuir com o serviço, a assistente social explicou que o processo de doação compreende um ciclo simples e seguro que pode levar no máximo uma hora e meia. “Esse tempo varia de acordo com o dia da semana e o movimento. Em dias mais calmos o doador passa apenas 40 minutos para passar por todos os setores que antecedem a doação, o cadastro, pré-triagem, um questionário da sala da triagem clinica e a coleta da bolsa de sangue.Por último, o doador recebe um lanche para ajudar na reposição de líquidos do organismo e é liberado”, concluiu Dantas.
Serviços
Pode doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, cadastro de medula óssea, palestras e hemotur, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174

Publicado: 2 de maio de 2019, 15:53 | Atualizado: 2 de maio de 2019, 15:53