Grupo Mama Fest comemora 15 anos de assistência às mulheres com câncer

Cerca de 50 mulheres em tratamento do câncer de mama assistidas pelo Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), comemoraram nesta terça- feira 18, os 15 anos de fundação do Grupo “Mama Fest”. Para a fisioterapeuta do Centro de Oncologia, Karla Mendonça, fundadora do grupo, o objetivo principal da criação da entidade, foi para trazer mais informações para as pacientes, com troca de experiências, por que às mesmas chegam ao Centro de Oncologia bastante assustadas com o resultado do diagnóstico da doença, a autoestima muito baixa, depressiva e sem vontade de viver.  O momento contou com café da manhã, música ao vivo e distribuição de brindes, no restaurante do Hotel Sesc, na Orla da Atalaia.

“Aqui elas recebem apoio, orientação, informações com a linguagem corporal, orientação no tratamento que é bastante dolorido e invasivo, com esse encontro elas se sentem mais fortalecidas, trocam informações, para ajudar no tratamento”, conta Karla Mendonça

A paciente Keile Nara Alves da Silva, 50 anos, terminou o tratamento nesta segunda- feira, 17, que durou 14 meses, ela passou por 30 sessões de radioterapia e cinco de quimioterapia. “ A partir de hoje vou ficar apenas fazendo revisões de monitoramento duas vezes ao ano, graças a Deus e aos médicos do Centro de Oncologia estão ficando curada”, comemorou.

Para a psicológa Regina Célia, da equipe multidisciplinar do Centro de Oncologia, que faz parte do grupo há oito  anos, disse que o intuíto de se juntar ao grupo foi para tentar amenizar o sofrimento das pacientes, para ajudar as pacientes enfrentar o tratamento , não apenas o tratamento da saúde, mas para compartilhar outros problemas de ordem particular e social. “O Mama Fest , é um grupo terapêutico, formado para cuidar das mulheres debilitadas, que necessitam de ajuda psicológica e social”, afirmou Célia.

Além da assistência médica e ambulatorial aos pacientes, o Centro de Oncologia do Huse também desenvolve uma série de ações e atividades voltadas para a humanização do ambiente, beneficiando pacientes, funcionários e profissionais de saúde, além de acompanhantes e familiares dos internos assistidos pela unidade. As ações de humanização desenvolvidas pela Oncologia proporcionam entretenimento aos pacientes oncológicos, promovendo a interação e elevação da autoestima e do bem estar de cada um. De acordo com o superintendente do Huse, Darcy Tavares Pinto, cuidar dessas mulheres é um desafio conquistado a cada dia. “Nossa luta constante é melhorar o atendimento, fortalecendo a política de humanização e aumentando o nosso compromisso com a saúde pública”, afirmou.

De acordo com ele as ações da equipe multidisciplinar do Centro de Oncologia fazem parte da humanização com os pacientes. “Todos acabam ganhando com a humanização desenvolvida aqui, principalmente o paciente que tem melhor adesão ao tratamento. O astral do ambiente se torna mais alegre e acolhedor”, explicou o superintendente.

Agenda Humanizada

Mensalmente, a Oncologia se prepara com uma agenda positiva e humanizada que torna o período de internação mais prazeroso. As comemorações obedecem a um calendário de programação desenvolvido pela unidade: dia do médico, dia das mães, dia dos pais, dia do soldado, dia do odontólogo, dia das bruxas, dia nacional de comba te ao câncer, dia das crianças, carnaval, páscoa, festa junina, outubro rosa, aniversariantes do mês e o natal, são algumas das atividades comemoradas.

Publicado: 18 de setembro de 2018, 15:45 | Atualizado: 18 de setembro de 2018, 15:45