Grupo de Apoio das Mães da UTIN promove encontro na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Aconteceu no refeitório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), mais um encontro do Grupo de Apoio as Mães da Unidade Neonatal (GAMU). O evento é coordenado pelos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e teve como objetivo explicar para as mães sobre o aleitamento materno, direitos e deveres da família. Na oportunidade, as 25 participantes receberam além das orientações, mimos ofertados pela unidade de saúde em alusão ao mês das mães além de um lanche coletivo.
A coordenadora da Unidade Neonatal, Thereza Cristina Azevedo, explicou que as reuniões semanais são fontes de apoio, incentivo e acompanhamento para as mães que estão com seus bebês internados na unidade. “Buscamos um momento para falar com as mães em grupo, primeiramente para homenageá-las e também para falar que nós da direção estamos aqui para dar todo apoio em relação ao aleitamento materno ou em alguma parte burocrática da instituição que gere duvidas, ou que faça com que as mães tenham de buscar informações”, disse Thereza.
Ela disse que é obrigação de quem está dando suporte e apoio para as mães dar as devidas orientações. “Na maternidade há um centro de mães, seja ela a que leva seus bebês ou aquela que fica mais tempo na UTIN, e são exemplo de determinação, persistência e de fé em Deus. Cada uma tem sua história, sua dor e sua ansiedade de ir para casa. Quando falo com minha equipe, seja ela na UCINCO, UTI, no Canguru, digo para elas que trabalhamos com o sonho de uma família, nada mais do que homenageá-las no dia de hoje”, ressaltou.
“O copo que foi presenteado as mães é uma simples homenagem para todas as mães da instituição, seja ela funcionaria, mãe, e toda pessoa que realmente cumpre seu instinto materno dentro da Unidade. É simples mais de todo coração, é uma homenagem do Estado e da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes”, observou Thereza. As Assistente Social Simone Mota e Shyrlen Pacheco que acompanham as mães na unidade neonatal, comentaram que muitas estão há mais de um mês com os bebês internados e todos os dias vem visitar os bebês.
Para Gleice Keli dos Santos, mãe de Thaylon Benicio que nasceu com 38 semanas e está internado na UTIN, há quase dois meses, a reunião foi muito esclarecedora e aproxima profissionais de saúde com as mães. Ela declarou que esse momento foi especial, e que a lembrança doada pela unidade foi uma forma de homenagear as mães, além de um lanche ofertado. Gleice deixou claro como a instituição é humanizada no atendimento. “O mimo doado foi uma forma carinhosa de a maternidade nos tratar. Isso nos deixa muito feliz e otimista”, disse.
Publicado: 17 de maio de 2019, 11:04 | Atualizado: 17 de maio de 2019, 11:04